Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Primeiro caso do novo coronavírus é confirmado em Manaus

O Governo do Amazonas confirmou nesta sexta-feira (13) o primeiro caso do novo coronavírus em Manaus. De acordo com as autoridades, uma mulher de 39 anos que chegou de Londres no dia 11 de março, procurou uma rede de saúde privada com sintomas da doença. O exame dela deu positivo para coronavírus.

A confirmação ocorre após o Amazonas ter 12 casos suspeitos e oito descartados. Este é o primeiro no Norte do Brasil.

Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), a paciente encontra-se bem. Não ficou internada e está em isolamento domiciliar. A Fundação informou que contatos dela também estão sendo monitorados.

Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, as autoridades informaram que houve uma investigação e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS) divulgou o resultado positivo.

O Governo explicou que os casos confirmados graves serão encaminhados para o Hospital e Pronto Socorro Delphina Aziz. Outras medidas têm sido tomadas. Segundo o Governo, a Funati terá quatro semanas de aulas suspensas.

Mais medidas

Diante da confirmação do primeiro caso do novo coronavírus, o Covid-19, o Prefeito de Manaus, Arthur Neto, informou que vai decretar situação de emergência na capital e adotar as medidas iniciais que venham resguardar a população manauara. Entre elas, a antecipação da primeira parcela do 13° salário dos aposentados e pensionistas, de julho para o dia 24 de março, uma vez que são, comprovadamente, os mais vulneráveis ao coronavírus.

Confira o discurso de Arthur Neto: 


Saiba como se previnir do coronavírus:

Sobre o Coronavírus

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Em dezembro de 2019, um novo agente do coronavírus foi descoberto na China. Atualmente, foram confirmados casos em 50 países, a maior parte dos doentes estão no território chinês e Italia.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Veja mais notícias sobre NotíciasSaúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/