Presidente do Peru pode mudar gabinete após perdão a Fujimori

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, pode reformular boa parte dos ministérios nos próximos dias, depois de sua polêmica decisão de conceder um perdão ao ex-ditador Alberto Fujimori, anunciou a primeira-ministra do país nesta quarta-feira (27).

Foto:Reprodução/ANSA

Segundo a premier, Mercedes Araóz, Kuczynski pediu que ela permaneça à frente do gabinete e busque maneiras de fortalecê-lo. “O presidente me pediu para realizar uma análise abrangente, e veremos o que acontece nos próximos dias”, disse ela em uma coletiva de imprensa.

Nas últimas semanas, a situação política do país foi mergulhada em uma crise depois que o Congresso dominado pela oposição de direita tentou destituir Kuczynski, de centro-direita, em reação a um escândalo de corrupção envolvendo a construtora brasileira Odebrecht.

No entanto, o chefe de Estado peruano foi salvo em uma votação pelos parlamentares fiéis a Fujimori. Dois dias depois, ele anunciou o perdão ao ex-presidente. A decisão provocou diversos protestos e renúncias de políticos. Ontem (27), o ministro da Cultura peruano, Salvador del Solar, anunciou sua renuncia, depois das manifestações pelo indulto concedido por Kuczynski ao ex-presidente Fujimori. O líder peruano é acusado de ter concedido perdão ao antecessor como parte de um acordo para evitar que seu impeachment fosse aprovado pelo Congresso.

O diretor-geral de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, Roger Rodríguez, o secretário técnico da Comissão Multisetorial de Alto Nível sobre Paz, Reparação e Reconciliação (CMAN), Daniel Sánchez, assim como a responsável pelo Programa de Reparações Simbólicas dessa comissão, Katherine Valenzuela, o assessor presidencial ad honorem, Máximo San Román, e o presidente-executivo do Instituto Nacional de Rádio e Televisão, Hugo Coya, também renunciaram após a medida.

Além disso, os parlamentares Alberto de Belaúnde e Vicente Zeballos deixaram a bancada governista no Congresso em protesto contra o indulto. Após o perdão, Fujimori foi levado para um hospital de Lima, para ser tratado de um problema grave de pressão e problemas cardíacos, de acordo com seu médico. Ele é rejeitado por boa parte da população por considerá-lo um ditador corrupto.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade