Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Presidente da Colômbia recebe Nobel da Paz e fala de 'sonho impossível'

Presidente da Colômbia recebe Nobel da Paz e fala de 'sonho impossível'
Juan Manuel Santos na cerimônia do Prêmio Nobel, em Oslo. Foto: Divulgação/SIG
O presidente da ColômbiaJuan Manuel Santos, recebeu neste sábado (10) o Prêmio Nobel da Paz, entregue por seus esforços em encerrar o conflito de mais de meio século com o grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Santos recebeu o prêmio em uma cerimônia solene em Oslo, na Noruega, que contou com a presença do rei Haroldo e da rainha Sonia.Veja vídeo, em inglês e espanhol, exibido durante a cerimônia




"O impossível pode ser possível", disse o presidente colombiano em seu discurso, ressaltando que o Nobel foi "um presente dos céus, um enorme incentivo para conseguirmos esse novo acordo". "Há apenas seis anos, não poderíamos imaginar o final de uma guerra que sofremos por meio século. A paz parecia um sonho impossível", afirmou.

Veja vídeo, em espanhol, do discurso de Juan Manuel Santos durante a cerimônia



"Mas, hoje, posso dizer com humildade que o povo da Colômbia está tornando possível o impossível. A guerra que provocou tanto sofrimento à nossa população terminou", elogiou Santos. Durante a cerimônia de entrega do prêmio Nobel, Santos também recordou as vítimas do conflito armado no país e disse que elas "foram as mais disponíveis ao perdão" e à negociação de paz. 
Colômbianos aguardavam Santos em frente ao local da cerimônia. Foto: Divulgação/SIG
"Há uma guerra a menos no mundo, e é a da Colômbia", disse Santos, que também incluiu em seu discurso uma menção ao escritor Gabriel García Márquez, Nobel de Literatura de 1982. Santos foi anunciado como vencedor do Nobel da Paz em 8 de outubro de 2016, apenas uma semana após sua tentativa de acordo com as Farc ter sido rejeitada em referendo popular. Mas o presidente não desistiu e fez uma nova negociação, ouvindo apelos da população e da oposição, até que conseguiu chegar a um segundo tratado de paz com a guerrilha, que foi ratificado pelo Congresso no fim de novembro.

*Com informações da Agência Ansa

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/