Prefeitura de Manaus realiza monitoramento de Covid-19 em imigrantes

Entre os serviços oferecidos, estão consultas médicas e de enfermagem, dispensação de medicamentos e realização de testagem rápida, além de coleta de amostras para exame RT-PCR

A prefeitura de Manaus promoveu, na tarde desta quinta-feira (18), uma ação de monitoramento para identificar possíveis casos de Covid-19 no entorno do terminal rodoviário, localizado na avenida Mário Ypiranga Monteiro, na zona Centro-Sul da capital amazonense. O público-alvo foram os imigrantes venezuelanos, inclusive indígenas warao, e pessoas em situação de rua, que vivem naquela área.

Foto: Valdo Leão/Prefeitura de Manaus

A atividade foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que levou para o local equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Theomário Pinto e do Consultório na Rua, serviço que faz o acompanhamento de pessoas vivendo em situação de rua. A iniciativa teve a parceria da Cáritas Arquidiocesana de Manaus e das Forças Armadas, que atuam no projeto de acolhimento aos venezuelanos.

“Estamos estendendo os serviços que são oferecidos em nossas unidades preferenciais, para casos suspeitos de Covid-19 a esse público que está nas ruas e acaba não procurando atendimento nas UBSs”, explicou a secretária interina de saúde, Aline Martins.

Para o atendimento, foi montada uma tenda na área externa do terminal, na qual um grupo de 30 servidores da Semsa prestou atendimentos a aproximadamente 100 pessoas, entre adultos e crianças. Entre os serviços oferecidos, estão consultas médicas e de enfermagem, dispensação de medicamentos e realização de testagem rápida, além de coleta de amostras para exame RT-PCR, este último disponibilizado pela Cáritas Arquidiocesana de Manaus.

“A Cáritas já vem contribuindo de forma muito efetiva junto a esse público, desde a chegada dos venezuelanos a Manaus. Na ação de hoje, eles trouxeram o profissional de um laboratório particular, para coletar as amostras para o exame RT-PCR nas pessoas que tivessem essa indicação. É muito importante essa parceria”, destacou a enfermeira Jucinara Rodrigues.

O venezuelano Victor Manuel, 30 anos, chegou de Boa Vista (RR) e aproveitou a ação de saúde da Semsa para fazer o teste rápido. Ele contou que buscou o atendimento como forma de contribuir com a saúde de todos.

“Eu preciso saber se estou bem, ter certeza que não estou com o vírus e assim me proteger e proteger as pessoas com as quais convivo”, disse.

Ação semelhante está programada para a tarde desta sexta-feira (19), no bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus, com a meta de atender mais de 90 pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Javaporcos: entenda como Roraima está atuando no controle de espécie invasora

Nos últimos anos, uma grande quantidade de javaporcos tem se espalhado por Roraima, especialmente na região central do Estado.

Leia também

Publicidade