Amapá, eleições mobilizam mais de 2 mil agentes de segurança no primeiro turno

O esquema de segurança para as Eleições 2018 no Amapá está definido e terá o apoio do Exército Brasileiro, polícias Federal e Militar, Aeronáutica, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros. Segundo informações do G1 Amapá, agentes farão o acompanhamento da movimentação no domingo (7), garantindo que o processo transcorra de forma tranquila para os mais de 512 mil eleitores aptos a votar em todo o Estado este ano.

O plano de segurança prevê quatro eixos principais de atuação: a guarda das urnas eleitorais, a segurança nos 347 locais de votação, o reforço do policiamento nos municípios e o acompanhamento em tempo real de tudo que acontece durante o dia do pleito.

De acordo com o TRE, foram pontuados 97 locais de difícil acesso, onde existem 35.297 mil eleitores, número que representa 7% do eleitorado amapaense. Entre essas localidades está a vila de Sucuriju, distrito do município de Amapá, no extremo Leste do estado e a 302 quilômetros de Macapá. Lá, o processo eleitoral contará com o transporte aéreo da Aeronáutica.

Foto: Cassio Alburquerque/Rede Amazônica
Já aldeias indígenas como Manga, Kumenê, Kuramanã e Vila Brasil, na cidade de Oiapoque, terão o suporte de homens do Exército Brasileiro. A 22ª Brigada de Infantaria de Selva estará presente no município para fazer o transporte de urnas nas aldeias, através dos rios.

Quanto a Polícia Federal, 98 agentes vão se dividir entre os municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Laranjal do Jari e Oiapoque.

A atuação da Polícia Militar ficará a cargo de cerca de 1,4 mil policiais, distribuídos nos 16 municípios do Estado. De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o objetivo é delimitar ações para cada corporação vinculada ao governo estadual.

Em relação ao efetivo do Corpo de Bombeiros, 47 militares serão disponibilizados pela corporação para fazer monitoramento fluvial e atuar como guarda-vida.

Um total de 127 guardas municipais darão apoio na segurança de 60 escolas públicas de Macapá que funcionarão como colégios eleitorais no dia 7 de outubro. As equipes vão trabalhar em parceria com a Polícia Militar (PM). Guardas do distrito de Pedra Branca do Amapari também vão atuar nessas eleições, informou o TRE-AP.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade