Pesquisa desenvolve aerobarco de baixo custo para ribeirinhos da Amazônia

Aerobarcos são barcos movidos pela força do vento sobre a água através do uso de um grande ventilador.
 
 
Aerobarcos são barcos movidos pela força do vento sobre a água através do uso de um grande ventilador. Mais comuns em pantanais e lagoas, estes veículos dificilmente são vistos na Amazônia. Pensando em facilitar a vida de populações tradicionais da Amazônia, como os ribeirinhos, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) criaram um modelo de aerobarco de baixo custo e que pudesse ser construído pelos próprios ribeirinhos.
 
De acordo com o projeto, na Amazônia ribeirinhos usam canoas de pouco ou nenhum custo, construídas por eles mesmos com motor instalado para navegar grandes percursos. A forma precária como os equipamentos são usados gera problemas, como o de mulheres escalpeladas. Segundo os cearenses, o modelo de aerobarco criado por eles é mais seguro em relação a este tipo de acidente. Além disso, ele pode ser conduzido em áreas de várzea sem sofrer degradação pelo choque com galhos e toras. Para tanto, os pesquisadores empregaram no projeto materiais fácil acesso, como garrafas plásticas, arame, placas de aço, cantoneiras e madeira.
 
A embarcação suporta cerca de 400 quilos e transporta até 5 pessoas, mas também pode comportar fardos e materiais de carga. O motor tem uma velocidade média de 20 km/h com combustível suficiente para atingir portos distantes 400 a 800 km do ponto inicial. O valor final do projeto é de R$ 3.547,91, um valor inferior a média de custo para veículos de baixo custo. Todos os desenhos do projeto e a lista de materiais está disponível e pode ser acessado por qualquer pessoa interessada.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade