Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Segunda, 28 Setembro 2020

Pesquisa desenvolve aerobarco de baixo custo para ribeirinhos da Amazônia

Pesquisa desenvolve aerobarco de baixo custo para ribeirinhos da Amazônia
Foto: Reprodução/Domínio Público
Aerobarcos são barcos movidos pela força do vento sobre a água através do uso de um grande ventilador. Mais comuns em pantanais e lagoas, estes veículos dificilmente são vistos na Amazônia. Pensando em facilitar a vida de populações tradicionais da Amazônia, como os ribeirinhos, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) criaram um modelo de aerobarco de baixo custo e que pudesse ser construído pelos próprios ribeirinhos.
De acordo com o projeto, na Amazônia ribeirinhos usam canoas de pouco ou nenhum custo, construídas por eles mesmos com motor instalado para navegar grandes percursos. A forma precária como os equipamentos são usados gera problemas, como o de mulheres escalpeladas. Segundo os cearenses, o modelo de aerobarco criado por eles é mais seguro em relação a este tipo de acidente. Além disso, ele pode ser conduzido em áreas de várzea sem sofrer degradação pelo choque com galhos e toras. Para tanto, os pesquisadores empregaram no projeto materiais fácil acesso, como garrafas plásticas, arame, placas de aço, cantoneiras e madeira.
Desenhos do projeto já finalizado. Foto: Reprodução/Revista Ciência Agronômica
A embarcação suporta cerca de 400 quilos e transporta até 5 pessoas, mas também pode comportar fardos e materiais de carga. O motor tem uma velocidade média de 20 km/h com combustível suficiente para atingir portos distantes 400 a 800 km do ponto inicial. O valor final do projeto é de R$ 3.547,91, um valor inferior a média de custo para veículos de baixo custo. Todos os desenhos do projeto e a lista de materiais está disponível e pode ser acessado por qualquer pessoa interessada.

Veja mais notícias sobre Ciência e Tecnologia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 28 Setembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/