Exposição homenageia personalidades mato-grossenses em bustos

‘Personalidades’ é o tema da exposição solo do artista plástico Tchéllo Santos 

O artista plástico Tchéllo Santos realiza a sua primeira exposição solo, em Cuiabá e Várzea Grande, entre os meses de março e abril. Com o tema Personalidades, ele homenageia dez nomes da cultura regional, política e religiosa, que fazem parte da história de Mato Grosso. A exposição é realizada via Edital MI Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Tchéllo fez os bustos de Couto Magalhães, Sarita Baracat, dona Domingas Leonor (Grupo Flor Ribeirinha), Jejé de Oyá, Mãe Bonifácia, Manoel de Barros, Marechal Rondon, Pascoal Moreira Cabral, Maria Taquara e Júlio Domingos de Campos (seo Fiote). As obras foram esculpidas a partir da argila e finalizadas com cimento.

Para o artista, a exposição tem o intuito de resgatar o legado dessas figuras e levá-los ao conhecimento da nova geração. “O objetivo é levar ao conhecimento tanto da população local como de visitantes, a importância dessas personalidades para a nossa história. Relembrar e ensinar sobre nossa cultura aos mais jovens, despertar a curiosidade dessa geração e valorizar nossos pontos turísticos. Além disso, valorizar os artistas desse segmento, essencial para que se perpetue essas origens”, destaca Tchéllo.

Foto: Divulgação

Haverá duas exposições, a primeira de 06 a 23 de março, no Museu de Arte Sacra (MAS), em Cuiabá; e a segunda, de 24 de março a 12 de abril, no VG Shopping, em Várzea Grande. Durante as mostras, Tchéllo também realizará oficinas, ensinando as técnicas que usa para esculpir. Ao todo, serão quatro aulas com argila. Confira a programação completa abaixo.

Marcelo Fonseca dos Santos, o Tchéllo Santos, é natural de São Paulo, reside em Mato Grosso desde 1990. Tchéllo faz parte da quarta geração de artistas plásticos da sua família. Herdou o talento do seu avô e junto do pai foi aprimorando a técnica. Com trabalhos presentes em vários municípios de Mato Grosso e outros estados do Brasil, como Goiânia, Salvador, São Paulo, Minas Gerais, Brasília, o artista vem desenvolvendo sua arte de forma exclusiva e rica em detalhes, sempre trazendo vertentes decorativas, religiosas e místicas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade