Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Pedidos de refúgio no Brasil devem ser feitos apenas pela Internet

Pedidos de refúgio no Brasil devem ser feitos apenas pela Internet
Agora vai ser tudo online: estrangeiros que querem ser reconhecidos como refugiados, pelo governo federal, só poderão fazer o pedido, pela internet, a partir deste domingo. Diversos trâmites, incluindo criação e renovação de protocolos, devem ser realizados na plataforma Sisconare, ligada ao Ministério da Justiça.


Com isso, o MJ quer dar agilidade aos pedidos e reconhecer, mais rápido, os refugiados que se enquadram nos requisitos. Com as solicitações feitas sem aquele acúmulo de papelada, e no sistema online, fica mais fácil até para o acesso de todos os envolvidos, desde o imigrante até a Polícia Federal e o Conare, Comitê Nacional para os Refugiados, incluindo também os que já são reconhecidos como refugiados.
 
Foto:Marcelo Camargo/Agência Brasil

Quem já é refugiado também pode utilizar a ferramenta SISCONARE, para administrar e atualizar dados e informações pessoais. A ideia do Conare é que, futuramente, o sistema serva também, para o pedido de autorização de viagens e pedidos de reunião familiar. Tudo para que seja feito de forma mais eficiente. Na plataforma, quem pede para ser reconhecido como refugiado vai poder acompanhar o andamento do processo, e até consultar datas como agendamento de entrevistas.

 
Quem ainda não fez a solicitação e pretende fazer a partir deste domingo, precisa se cadastrar no site do Sisconare, cadastrar uma senha e preencher o formulário de solicitação de reconhecimento da condição de refugiado. Depois disso, é preciso ir à Polícia Federal, levando uma foto 3/4 e documentos de identificação, caso tenha.


De acordo com o Conare, no ano passado o Brasil recebeu 80 mil pedidos de refúgio, e reconheceu mais de mil pessoas como refugiadas, de diversas nacionalidades. Atualmente, o país tem mais de 11 mil pessoas reconhecidas como refugiadas.

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/