Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Países do Mercosul repudiam violência na Venezuela

Países do Mercosul repudiam violência na Venezuela
Após notícias dos atos de violência ocorridos nesta quarta-feira (5) na Venezuela, países fundadores do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) repudiaram as ações em comunicado divulgado ainda na noite de quarta. Um grupo de simpatizantes do governo venezuelano entrou à força no prédio da Assembleia Nacional, de maioria oposicionista, e provocou ferimentos em alguns deputados e funcionários. As informações são da Agência Brasil.

Segundo o comunicado, os atos constituem um ataque do Executivo a outro Poder do Estado, “inadmissível no marco da institucionalidade democrática”. A Venezuela também integra o Mercosul, mas completou seu processo de adesão em 2012, mais de 20 anos depois da fundação do bloco. Em abril, o Mercosul iniciou o processo de aplicação da Cláusula Democrática à Venezuela, que pode resultar na expulsão do país do bloco regional.

“Instamos o governo da Venezuela a pôr fim imediatamente a todo discurso e ações que incentivem uma maior polarização, com o consequente crescimento da violência, e a garantir o respeito aos direitos humanos, à separação dos poderes e à vigência do Estado de Direito”, diz a nota divulgada.

Os países fundadores do Mercosul também se colocam à disposição para apoiar e acompanhar o povo da Venezuela na saída da grave crise política, social e humanitária que o país enfrenta e no caminho à restauração plena das instituições democráticas e à paz social.

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/