Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Oposição venezuelana rejeita proposta para reativar diálogo

Oposição venezuelana rejeita proposta para reativar diálogo
A oposição venezuelana qualificou nessa terça-feira, (24), de 'inaceitável' a proposta apresentada pelos facilitadores internacionais para reativar o diálogo com o governo de Nicolás Maduro, que não prevê eleições presidenciais este ano. A informação é da Agência France Presse (AFP).

"Jamais firmaremos isso nesses termos. A Mesa da Unidade Democrática (MUD), frente de oposição ao governo, está reunida para fazer propostas ao Vaticano e à Unasul [União das Nações Sul-Americanas]", declarou em entrevista Carlos Ocariz, um dos delegados opositores nas negociações.
Foto: Elza Fiúza/ABR 

O "acordo de convivência democrática" sugere a realização de eleições para governadores (que deveriam ter ocorrido em dezembro passado), junto com as de prefeitos, este ano, e propõe "abordar" o cronograma eleitoral de 2018.

A eleição presidencial está prevista para dezembro de 2018, mas a MUD pretende antecipá-la. A proposta também pede que os poderes Executivo e Legislativo se reconheçam mutuamente.

Stalin González, líder do bloco da MUD no Parlamento, declarou que a proposta tem 'pontos que violam a Constituição', pois ignoram competências da Assembleia Nacional. "Pedem que aceitemos as despesas e o orçamento do governo sem que sejam aprovados pelo Parlamento, como deve ser", disse.




A proposta tenta reativar o diálogo iniciado em outubro - patrocinado pelo Vaticano e a Unasul - e congelado em dezembro, quando a MUD acusou o governo de não cumprir o acertado.

A oposição retomou na segunda-feira, (23), os protestos de rua para exigir uma saída eleitoral para a crise que atinge o país, exigindo eleições gerais ou a antecipação da eleição presidencial, o que Maduro descarta.

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/