Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Oposição venezuelana receberá prêmio do Parlamento Europeu

Oposição venezuelana receberá prêmio do Parlamento Europeu
A Assembleia Nacional venezuelana, representada por presos políticos, receberá honraria do Parlamento Europeu. Foto:Reprodução/Agência Brasil
Membros da oposição venezuelana serão agraciados com o "Prêmio Sakharov 2017" por sua "liberdade de pensamento". A honraria, que será entregue em dezembro, é oferecida pelo Parlamento Europeu e premiará a Assembleia Nacional, através de Julio Borges, e todos os prisioneiros políticos, incluindo Leopoldo López, Antonio Ledezma, Daniel Ceballo, Yon Goicoechea, Lorent Saleh, Alfredo Ramos e Andrea Gonzalez. O anúncio feito nesta quinta-feira (26). As informações são da Agência ANSA.
A premiação chega em um momento em que a oposição ao presidente Nicolás Maduro, reunida sob a coalizão Mesa de Unidade Democrática (MUD), está se esfacelando. A eleição de quatro governadores que pertencem ao Aliança Democrática, e que juraram perante à nova Constituinte venezuelana foi a gota d'água. Atualmente, a Assembleia Nacional está "desabilitada" após Maduro levar adiante uma Assembleia Constituinte. Com isso, ele voltou a obter a quase totalidade dos representantes no Legislativo e está reescrevendo a Carta Magna do país.
A votação foi duramente criticada tanto pela oposição como pela comunidade internacional, que acusam o atual presidente de querer se tornar um "ditador". López, através do coordenador do partido Vontade Popular, Freddy Guevara, informou que a "utilidade" da MUD chegou ao fim e propôs uma "nova unidade" que tenha como objetivo "sair da ditadura e não conviver com ela". A entrega da premiação, que chega a sua 29ª edição, será em Estrasburgo durante a plenária no dia 13 de dezembro.

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/