Oposição venezuelana receberá prêmio do Parlamento Europeu

A Assembleia Nacional venezuelana, representada por presos políticos, receberá honraria do Parlamento Europeu. Foto:Reprodução/Agência Brasil

Membros da oposição venezuelana serão agraciados com o “Prêmio Sakharov 2017” por sua “liberdade de pensamento”. A honraria, que será entregue em dezembro, é oferecida pelo Parlamento Europeu e premiará a Assembleia Nacional, através de Julio Borges, e todos os prisioneiros políticos, incluindo Leopoldo López, Antonio Ledezma, Daniel Ceballo, Yon Goicoechea, Lorent Saleh, Alfredo Ramos e Andrea Gonzalez. O anúncio feito nesta quinta-feira (26). As informações são da Agência ANSA.

A premiação chega em um momento em que a oposição ao presidente Nicolás Maduro, reunida sob a coalizão Mesa de Unidade Democrática (MUD), está se esfacelando. A eleição de quatro governadores que pertencem ao Aliança Democrática, e que juraram perante à nova Constituinte venezuelana foi a gota d’água. Atualmente, a Assembleia Nacional está “desabilitada” após Maduro levar adiante uma Assembleia Constituinte. Com isso, ele voltou a obter a quase totalidade dos representantes no Legislativo e está reescrevendo a Carta Magna do país.
A votação foi duramente criticada tanto pela oposição como pela comunidade internacional, que acusam o atual presidente de querer se tornar um “ditador”. López, através do coordenador do partido Vontade Popular, Freddy Guevara, informou que a “utilidade” da MUD chegou ao fim e propôs uma “nova unidade” que tenha como objetivo “sair da ditadura e não conviver com ela”. A entrega da premiação, que chega a sua 29ª edição, será em Estrasburgo durante a plenária no dia 13 de dezembro.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade