Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

ONU informa que recebeu mais de 7 mil armas das Farc, na Colômbia

ONU informa que recebeu mais de 7 mil armas das Farc, na Colômbia
Foto: Reprodução/Twitter-FARC_EPueblo
A poucas horas de concluir o processo de desarmamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), a missão da Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que já armazenou 7.132 armas individuais. As informações são da Agência Brasil.

"A missão tem armazenado o conjunto das armas individuais das Farc registradas: 7.132 armas, exceto aquelas que, em conformidade com o roteiro, servirão para dar segurança aos 26 acampamentos das Farc até 1º de agosto de 2017", afirmou o órgão em um comunicado.

O governo da Colômbia e as Farc participarão de um ato simbólico que marcará o fim do processo de entrega de armas da guerrilha nesta terça-feira (27). A ONU apontou que, de acordo com o roteiro aprovado em 29 de maio deste ano, no último dia 20 foi iniciada a terceira fase da entrega das armas individuais das Farc, cujos integrantes estão reunidos desde meados de fevereiro em 26 zonas transitórias de normalização.

O processo foi dividido em três partes: primeiro com a entrega de 30%, depois outros 30% e finalmente a etapa de 40%, que a ONU deu por encerrada nesta segunda-feira (26). As únicas armas individuais que permanecem em poder das Farc são aquelas usadas pelos guerrilheiros para a segurança nas 26 zonas onde estão reunidos.

No roteiro está previsto que até 1º de agosto a ONU terá extraído das 26 zonas os contêiners nos quais são guardadas as armas e vai destruí-las. Na mesma data, terminará a entrega total das armas dos guerrilheiros e dos chefes das Farc.

Também faltam ser desativados os mais de 900 esconderijos nos quais a guerrilha guardava armamentos, munição e explosivos, que também ficarão em poder da ONU, até 1º de setembro.

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/