Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

OEA quer mediar solução diplomática para crise na Venezuela

OEA quer mediar solução diplomática para crise na Venezuela
Durante uma sessão extraordinária do Conselho Permanente, convocada a pedido de 18 países para debater a crise venezuelana, vinte países dos 34 membros ativos da Organização dos Estados Americanos (OEA) assinaram nesta terça-feira (28) uma declaração conjunta na qual se comprometem a elaborar um roteiro "no menor prazo possível" para "apoiar o funcionamento da democracia e o respeito ao Estado de Direito" na Venezuela. As informações são da Agência EFE.
O texto, ao qual a Agência EFE teve acesso, tem apenas três pontos e não inclui as reivindicações de fixar um calendário eleitoral, libertar "presos políticos" e respeitar as decisões da Assembleia Nacional da Venezuela – cuja maioria faz oposição ao governo de Maduro. Esses itens, no entanto, estão em declaração conjunta assinada por 14 países, divulgada na quinta-feira (23) passada e que não foi votada.A esses 14 países – Brasil, Canadá, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai – se somaram ao texto Jamaica, Santa Lúcia, Barbados, Bahamas, Belize e Guiana, que permitiram em uma votação anterior que essa sessão fosse realizada, apesar da oposição da Venezuela.O texto dos 20 não foi submetido à votação na reunião porque é apenas o alicerce de uma resolução mais concreta que estará pronta nos próximos dias e que, se for aprovada, estabelecerá um mecanismo para acompanhar a evolução da crise na Venezuela.
Foto:Reprodução
A situação foi explicada aos jornalistas pelo embaixador mexicano na OEA, Luis Alfonso de Alba, a quem foi atribuída a liderança do grupo de países "preocupados" com a Venezuela, que passaram de 14 a 20 em poucos dias.
O embaixador mexicano foi, junto com os representantes dos EUA, Canadá e Paraguai, o mais crítico em relação à Venezuela. Para ele, há uma alteração da "ordem democrática" na Venezuela que inclui violação aos direitos humanos.A proposta de Alfonso de Alba é que a OEA analise periodicamente, em prazo que não seja maior que um mês, a situação na Venezuela e a evolução dos diálogos entre o governo e a oposição. O embaixador mexicano tem também a missão de convencer os 14 países que ainda não assinaram a declaração a apoiar as medidas.
Resposta

Seus comentários lhe valeram uma dura resposta por parte do vice-ministro venezuelano para América do Norte, Samuel Moncada, nomeado ontem novo embaixador na OEA em substituição a Bernardo Álvarez, que morreu em novembro.
"A Venezuela precisa de um grupo da OEA tanto quanto o México precisa do muro", alfinetou Moncada, em referência ao muro que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mandou construir na fronteira com o México e que abriu uma crise sem precedentes entre as nações vizinhas.Essa foi só uma das duras críticas que Moncada fez a cada um dos países fizeram intervenções sobre a crise na Venezuela. Ele criticou, por exemplo, que o governo do Brasil "seja fruto de um golpe de Estado" e instou a Colômbia a "parar a produção de cocaína" se realmente quiser ajudar à Venezuela.O embaixador mexicano Alfonso de Alba foi o mais contundente e chegou a se levantar-se de seu assento e dizer que, se a Venezuela não parasse com seus ataques aos demais países-membros, ele abandonaria a sala e foi, então, aplaudido por várias delegações.A Venezuela, e seus grandes aliados na OEA – Bolívia e Nicarágua – argumentam que em vários países do continente há violações de direitos humanos e da democracia com as quais a OEA parece não se importar. Tanto a Venezuela como os países que querem mediar a crise no país deixaram claro que a sessão foi apenas o início de uma queda de braço na qual nenhum dos dois lados está disposto a ceder.

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/