Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

O que eu faria se quisesse abrir um negócio em 2020

O que eu faria se quisesse abrir um negócio em 2020
Bom, antes de começar, quero deixar claro que as informações abaixo são bem pessoais. Obviamente, cada pessoa tem uma forma diferente de pensar e, principalmente, uma bagagem de conhecimento e experiência distinta. 

Certamente existe uma sequência recomendada para quem quer estruturar o começo de uma nova jornada empreendedora. Não significa também que essa sequência seja uma fórmula mágica e que todos terão sucesso se colocarem em prática todos esses passos.

Enfim, sem mais delongas, seguem os passos: 

1. Eu começaria reforçando o porquê a minha ideia é boa mesmo. Atuando como “advogado do diabo” sabe? Questionando se o produto/serviço é bom, se eu sei fazer, como isso me daria retorno, quanto eu deveria fazer/produzir para ter lucro e outros questionamentos. Sem dúvidas que responder essas perguntas pode virar um sabotador e frear o andamento do negócio. Então é preciso ter cuidado para não ficar “obcecado” com as perguntas e manter o foco na execução;

Foto: Pixabay

2. Obviamente, é essencial pensar na missão, visão e valores do negócio. Metas e objetivos para o ano. Isso deve ser o norte para toda a operação. A partir disso, é possível enxergar o que deve ser feito, mantido e mudado;

3. Na sequência: calcularia os custos de produção/execução, insumos, estruturas (aluguel e outras despesas corrente), possíveis impostos, funcionários (se forem necessários) e, principalmente, um pró-labore;

4. Assim, poderia pensar nas melhores formas de atingir o público-alvo. Lembre-se que não ter um público específico demanda um maior custo para atingir pessoas diferentes. Ações de marketing mais efetivas trazem excelentes retornos. Gastar tempo “azeitando” é fundamental para qualquer negócio;

5. Por último, não poderia esquecer de colocar a mão na massa. Sem execução e sem trabalhar duro, nem a estratégia mais perfeita vai trazer grandes resultados. 

Perceba que, mesmo um pouco trabalhoso, todos os passos podem ser executados sem muita complicação mas demandam algo fundamental: foco. 

Pode acontecer de você não fazer nada do que mencionei nesse texto e mesmo assim ter um sucesso enorme. Muitas variáveis estão envolvidas. Um fator que pode mudar (a qualquer momento) é a sorte. 

A vantagem de se planejar vem justamente de tornar a sorte (ou o acaso) em uma peça menos primordial de sucesso. Esse é o jeito baré de empreender.

Veja mais notícias sobre André Torbey.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/