​Nova remessa de vacinas garante imunização de idosos a partir de 75 anos no Amapá

O governo do estado conseguiu a liberação de mais 4.400 doses, que também vão garantir a segunda dose para indígenas e profissionais da saúde

O Estado do Amapá recebeu na tarde desta quarta-feira, 3, um novo lote de vacinas com 4.400 doses da CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantan, em São Paulo. Com a nova remessa, a vacinação será ampliada para idosos a partir de 75 anos.

Em alguns municípios, como Santana, por exemplo, a vacinação já está na faixa etária de 76 anos. A ideia é fazer o mesmo em todo o Estado, aumentando assim, a cobertura vacinal no Amapá, principal instrumento na luta contra a covid-19.

“Conseguimos a liberação de mais um lote de 4.400 doses de vacina. Em função dessa informação a Comissão Intergestora Bipartite (CIB) pactuou aprovando protocolo no sentido de iniciar o processo de vacinação dos idosos a partir de 75 anos”, declarou o governador do Estado Waldez Góes.

Góes ressaltou que as doses em reserva no Estado e mais esse lote que chegou vão garantir a segunda dose aos indígenas e profissionais de saúde, além de imunizar os idosos de 75 anos pra frente.

Auxílio e parceria com os municípios

A partir desta nova remessa será mais célere a vacinação nos idosos.

“Estamos estimulamos os gestores municipais que acelerem o processo de cobertura. Essas 4.400 doses irão reforçar essa meta”, declarou Dorinaldo Malafaia, superintendente da vigilância em Saúde do Amapá.

Outra definição importante será a participação do GEA, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e da SVS, para auxiliar em campo os agentes de saúde dos municípios na aplicação das vacinas.

A vacinação em idosos tem particularidades, por isso é mais lenta e, neste sentido, todas as estratégias têm que ser usadas para ampliar a vacinação. As equipes do Estado vão atuar em todas as frentes, nos pontos fixos, nos drive thru é na visita de casa em casa.

As vacinas foram recebidas, averiguadas e acondicionadas no Central Estadual de Imunobiológicos, e serão distribuídas para os 16 municípios amapaenses à partir desta quinta-feira, 4.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Eco-festival do Peixe-boi de Novo Airão: três décadas lutando pela preservação do peixe-boi

O Ecofestival do Peixe-Boi de Novo Airão foi declarado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas. 

Leia também

Publicidade