Evento online promove debate sobre direitos e políticas públicas para mulheres afro-ameríndias e caribenhas

A Semana das Mulheres Negras, Afro-Ameríndias, Latino-americanas e Caribenhas 2020 contará ainda com intervenções artísticas e oficinas.

Para discutir questões sociais, propor capacitação e mobilizar mulheres, a Semana das Mulheres Negras, Afro-Ameríndias, Latino-americanas e Caribenhas 2020 promove debates, oficinas e intervenções artísticas entre os dias 18 e 25 de julho. O evento é online e gratuito, com transmissão nas redes sociais.

A live Sarau Poéticas da Resistência abriu a programação no sábado (18).  Educação antirracista e mulheres negras nos espaços de poder estão entre os temas que serão debatidos durante a Semana. Oficina de fotografia básica e de produção de projeto social também estão na programação do evento que traz o tema “Yabás Amazônicas e memórias poéticas do ontem e hoje das mulheres negras e afro-ameríndias”.

(Foto: Divulgação)

A realização da Semana é feita de forma colaborativa pelos coletivos ‘Esse é o Nosso Norte’, Crioulas do Quilombo de São Benedito, Mídia Ninja, Coletivo Difusão e Ocupa Minart.

A atividade celebra o Dia Internacional das Mulheres Negras, Afro-Ameríndias, Latino-Americanas e Caribenhas instituído em 25 de julho de 1992 durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, na República Dominicana.

Com a proposta de enfrentar questões como racismo, machismo e lbtfobia, mulheres afro-ameríndias de toda América Latina e Caribe se reúnem há 28 anos e vêm aumentando a participação das mulheres afro-ameríndias nos espaços públicos de poder.

(Fotos: Divulgação)

Programação:
18.07 (Sábado):
19h – LIVE DE Abertura da Semana das Mulheres Negras, Afro-Ameríndias, Latino-americanas e Caribenhas

19.07 (Domingo):
19h – Oficina VIRTUAL “Usando o CANVA para impulsionar ideias e projetos”

20.07 (Segunda):
19h – LIVE 19h – LIVE “Mulheres Negras e Indígenas na Pandemia”

21.07 (Terça):
16h – Oficina de Fotografia Básica para Smartphone
19h – LIVE “Mulheres negras e afro-ameríndias na política – Espaço Marielle Franco”

22.07 (Quarta):
19h – LIVE “Educação Antirracista”

23.07 (Quinta):
Atividade conjunta com o ELA-Mídia Ninja

24.07 (Sexta):
19h – LIVE “O Poder da Mulher Negra e Afro-ameríndia na Cultura

25.07 (Sábado):
Ação viral “O ROSTO DAS MULHERES NEGRAS”

Mulher negra brasileira

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018 mostram que apenas 10,4% das mulheres negras têm ensino superior completo.

Segundo o Dossiê Mulheres Negras: retrato das condições de vida das mulheres negras no Brasil (2013), mulheres negras têm maior jornada de trabalho e são as que menos recebem. Elas também são maioria em empregos informais. 66% das mulheres assassinadas no país são pretas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade