Secretaria de Meio Ambiente do Amapá cria espaço de orientação para garimpeiros

A partir desta sexta-feira (17) os garimpeiros do Amapá contam com o projeto ‘Sala do Garimpeiro’, um espaço destinado à orientações e discussões técnicas ligadas ao setor de garimpagem. O principal objetivo do projeto é desenvolver discussões de forma correta e participativa sobre preservação ecológica no Estado, valorização do trabalho humano, orientação técnica, legalização ambiental e amparo do poder público. O espaço vai funcionar exclusivamente dentro da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

A novidade contará com a participação de órgãos das esferas municipais, estaduais e federais. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Creão, destacou a importância do espaço para o Amapá. “Vamos estreitar a relação das cooperativas e associações de uma forma que cada um receba atenção do poder público principalmente em questões técnicas e assistencialistas”, destacou Marcelo Creão.

Foto: Erich Macias/Governo do Amapá
O governador do Estado, Waldez Góes, destacou a necessidade de políticas públicas para o setor. De acordo com ele, a união dos órgãos públicos é extremamente importante para se criar um ambiente de respeito e discussão entre as associações e cooperativas no Amapá.

“É uma porta que se abre para um diálogo empreendedor. Sabemos que a grande maioria dos garimpos do Amapá é carente em questão de legalizações. Estamos criando a possibilidade desses órgãos interagirem entre si e enxergar o garimpeiro como amigo e não como um ser ilegal. Com isso, colhemos frutos positivos como desenvolvimento e a legalidade dessas pessoas”, destacou Waldez.


Desmatamento e áreas degradas

A sala irá contar com a participação de órgãos ambientais do Estado para intensificar as operações e fiscalizações. As instituições responsáveis serão o Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), Secretarias de Meio ambiente municipais, Ministério Público Estadual e Federal e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

O objetivo dessa força tarefa é desenvolver estudos e estratégias para a recuperação de áreas degradadas com a responsabilização de quem comete o crime ambiental.

Esses órgãos também farão a orientação de boas práticas no garimpo e introdução de tecnologias apropriadas à garimpagem como o uso correto de produtos como cianeto e o mercúrio.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade