Onça pintada é resgatada por Batalhão Ambiental em Itacoatiara, no interior do Amazonas

O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAMB), realizou nesta quinta-feira, (24), em parceria com projeto de Extensão Observatório de Imprensa Avistamentos e Ataques de Onças (Oiaa Onça), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o resgate de uma onça pintada no município de Itacoatiara (distante a 165 quilômetros de Manaus).

Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Em entrevista a Rede Amazônica, o chefe da Divisão Técnico Ambiental do Ibama em Manaus, Hugo Loss, relatou sobre o estado de saúde do animal. 

Segundo a Polícia Militar, o animal foi capturado inicialmente por ribeirinhos, que mantiveram o felino em um lugar seguro até a chegada das autoridades. Em seguida, a equipe levou a onça ao Ibama para procedimentos veterinários. 

Foto: Divulgação

De acordo com Loss, a onça é um filhote de cinco meses e pesa 15 quilos. O felino foi entregue ao Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e passou por uma rigorosa bateria de exames. “Aparentemente está bem, não tem sinais de maus tratos, o único problema até o momento é a alimentação da onça, já que passou um bom tempo sendo criada por comunitários”, revelou.

Na opinião do profissional, o maior desafio para a onça será se adaptar a vida selvagem. “Ela viveu como um animal de estimação, ou seja, em condições adversas ao seu comportamento natural e provavelmente terá dificuldades em se adaptar a vida selvagem”, explicou.

Dados alarmantes

Em 2018, os municípios campeões por denúncias de abates de onças foram Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva, além disso, o Ibama recebeu várias notificações de animais que foram atropelados nas estradas próximas a capital. “As pessoas costumam comercializar partes da onça, como a cabeça ou o couro. O animal sofre também com o avanço do desmatamento, por isso, devemos ficar alertas”, assegurou Loss.

Informações e denúncias sobre crimes ambientais podem ser feitas diretamente ao Batalhão Ambiental da Polícia Militar por meio do telefone (92) 98842-1547, ou diretamente no endereço da unidade na Vila Olímpica, acesso pela rua  Álvaro Maia, Alvorada 1, zona Oeste.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade