Nascem 113 mil quelônios na Reserva Biológica do Abufari, no Amazonas

O último final de semana foi marcado pelo início do ciclo reprodutivo de quelônios (Podocmemis expansa), conhecidos popularmente como tartaruga-da-amazônia. Foram 113 mil filhotes de quelônios que nasceram na praia do Abufari da Reserva Biológica (Rebio) do Abufari, localizada no município de Tapauá, no estado do Amazonas.“Essa é a principal espécie protegida pela unidade de conservação. Estima-se que até o final do ciclo de reprodução dos quelônios, nasçam mais de 250 mil filhotes”, ressalta a chefe da Reserva, Aldenize Viana da Silva.

Foto: Divulgação / ICMBio

As ações de monitoramento e proteção dos quelônios têm se intensificando na Rebio do Abufari, que abriga o mais significativo tabuleiro de desova de tartarugas-da-amazônia do estado do Amazonas. Segundo Aldenize, o ciclo de reprodução da população de quelônios teve início no mês de setembro, e deve se prolongar até meados de dezembro. No último final de semana ocorreram os primeiros nascimentos dos filhotes. No sábado (11), nasceram 103 mil e no domingo (12) mais 10 mil, totalizando 113 mil indíviduos. Os filhotes são protegidos, e depois são soltos nos lagos da Rebio do Abufari.A praia do Abufari representa o maior tabuleiro em preservação para a reprodução de quelônios na Amazônia, além de preservar sítios de reprodução da tartaruga da Amazônia, também mantém estoques genéticos de outras espécies de quelônios como: iaçá (P. sextuberculata), tracajá (Podocnemis unifilis) presentes em rios e lagos da Rebio.

Foto: Divulgação / ICMBio
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade