ICMBio aprova Plano de Ação para duas espécies vulneráveis de animais silvestres

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) aprovou o Plano de Ação Nacional para a Conservação do Tamanduá-bandeira e do Tatu-canastra (PAN Tamanduá-bandeira e Tatu-canastra). A Portaria, publicada no Diário Oficial na última terça-feira (30), estabelece que o PAN tem como objetivo geral: “Minimizar as principais ameaças que acometem as espécies nos próximos 5 anos”.

Para isso, estabelece estratégias prioritárias de conservação para as duas espécies ameaçadas de extinção classificadas na categoria VU (vulnerável), conforme a Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção. O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB) é o responsável pela coordenação do PAN, que será monitorado anualmente, para revisão e ajuste das ações. Além disso, terá uma avaliação intermediária prevista para o meio da vigência do PAN e avaliação final do ciclo de gestão. O plano terá vigência até julho de 2024.

Foto:André Borges/Agência Brasília

O PAN tem oito objetivos específicos, assim definidos: I – Desenvolver estratégias para a conservação e manejo da paisagem, visando a manutenção de populações viáveis; II – Diminuir o impacto do fogo sobre as espécies-alvo; III – Reduzir as colisões veiculares com as espécies-alvo em rodovias e estradas; IV – Reduzir a perda de indivíduos em decorrência da atividade de caça sobre as espécies-alvo; V – Aprimorar o manejo integrado para a conservação (ex situ e in situ), considerando a viabilidade genética e sanitária das populações das espécies-alvo; VI – Reduzir a perda de indivíduos por conflitos socioculturais e econômicos; VII – Ampliar o conhecimento da presença e dos efeitos de agrotóxicos e metais pesados sobre as espécies-alvo; e VIII – Ampliar o conhecimento científico sobre a história natural, ecologia, saúde, genética e conservação das populações de ambas as espécies nos diferentes biomas.

Sobre o tamanduá-bandeiraA espécie tem hábito terrestre e é solitária, com exceção da mãe com seu filhote, durante o período de amamentação, e da época de reprodução, quando formam casais. Sua alimentação é constituída principalmente por formigas e cupins. Também é considerada boa nadadora. Conheça mais sobre a espécie aqui.

Sobre Tatu-canastra

A espécie possui hábito solitário e noturno, e escava tocas com mais de uma entrada. Os estudos apontam que a espécie se alimenta de insetos, outros invertebrados e vertebrados pequenos. Conheça mais sobre a espécie aqui.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade