Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Filhote de macaco órfão do Mato Grosso é levado ao Rio de Janeiro

Filhote de macaco órfão do Mato Grosso é levado ao Rio de Janeiro
Foto: Divulgação/Sema-MT
Um filhote de macaco bugio-ruivo foi resgatado depois de ficar órfão ao perder a mãe no município de Juína, no Mato Grosso, em janeiro. Agora, com seis meses, o primata foi enviado para crescer e viver no Centro de Primatologia do Rio Janeiro (CPRJ), situado em Guapimirim. De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) no Mato Grosso, o macaco chegou ao Rio de Janeiro na terça-feira (18).

O macaco foi resgatado por uma equipe do Batalhão de Proteção Ambiental. De acordo com reportagem do G1 Mato Grosso, a Sema informou que a mãe do animal morreu eletrocutada e ele ficou sob os cuidados de uma moradora até as equipes providenciarem o transporte para levá-lo ao batalhão.

Em Cuiabá, uma pessoa ficou com a guarda provisória do filhote até que a transferência dele para o Rio de Janeiro estivesse oficializada. O macaco saiu do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, na noite de segunda-feira (17), e enfrentou 17 horas de voo para chegar ao destino.

De acordo com a médica veterinária da Sema, Isabela Ferreira, a viagem foi tranquila. O animal passa bem e se prepara para o processo de adaptação ao novo lar. Conforme a Sema, o CPRJ fica em um cenário florestal integrado ao Parque Estadual dos Três Picos, ocupando uma área de quase 270 hectares, em meio a uma riqueza biótica extremamente significativa. O local possui uma metodologia de trabalho voltada para a manutenção e reprodução das espécies de primatas da Mata Atlântica.

De acordo com o coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema, Christiano Justino, a espécie desse macaco apresenta uma dentição não muito especializada, alimentando-se de uma grande variedade de alimentos, principalmente frutas. Por isso, são importantes para os ecossistemas onde vivem, sendo os dispersores de sementes e, consequentemente, formadores de florestas.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/