Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Felino da família Puma é resgatado em Rondônia

Felino da família Puma é resgatado em Rondônia
Felino foi levado e solto em reserva extrativista. Foto: Reprodução/Rede Amazônica
Um gato-mourisco, da família do Puma, foi resgatado nesta quinta-feira (1°) pelo Corpo de Bombeiros no prédio do Porto Oficial de Guajará-Mirim, município de Rondônia localizado na fronteira com a Bolívia, cerca de 330 quilômetros da capital Porto Velho.

O felino foi visto descendo o Rio Mamoré nadando e passou a ser acompanhado de perto por uma embarcação. Quando chegou na terra firme, correu e se escondeu em uma sala de um prédio próximo da água.

Resgate

Várias pessoas se aglomeraram para ver o animal e acionaram a equipe de resgate dos bombeiros para fazer a captura. Depois de ser pego, o gato-mourisco foi levado para o prédio do Subgrupamento do Corpo de Bombeiros para posteriormente ser solto na Reserva Extrativista Rio Ouro Preto (Resex do Rio Ouro Preto), a aproximadamente 40 quilômetros do município.

De acordo com a reportagem do G1 Rondônia, a bióloga Caroline Mitsutake informou que o nome científico do felino é Puma yagouaroundi, da espécie Puma, mas popularmente é conhecido por vários nomes como eirá, gato-preto, raposa-de-gato, onça-de-bode e maracajá preto.

Além do Brasil, o animal também existe na fauna dos Estados Unidos e vários países da América do Sul como Peru, Argentina, Paraguai, Bolívia, Equador, entre outros. Possivelmente o animal tenha vindo da margem boliviana ou de alguma área próxima da margem brasileira em busca de alimento ou de um novo habitat, segundo a bióloga.

“As ações humanas como desmatamentos e queimadas são fatores que podem levar os animais a fugirem do habitat onde viviam e buscar outras áreas, ou simplesmente poderia estar em busca de se alimentar. Não sabemos se é comum na região encontrar esse tipo de felino nessas circunstâncias e qual o local de maior incidência onde vivem, pode ter vindo da fauna boliviana ou ter fugido de algum contrabandista de animais”, explicou a Caroline.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/