Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Espaço Acelera Amazônia recebe oficina de reciclagem para crianças

Espaço Acelera Amazônia recebe oficina de reciclagem para crianças
Você já olhou para o lixo que vai ser descartado e pensou que ele poderia se tornar um brinquedo? Nesta quarta-feira (9), a Comunidade Educadores Inovadores da Amazônia (Eduinovam) realizou no Espaço Acelera Amazônia uma oficina de brincadeiras e jogos com materiais reciclados para mostrar que é possível usar a criatividade na hora da diversão. O evento faz parte da programação da Semente de Inovação Fest.


De acordo com a integrante da Eduinovam, Jenny Fernandes, a oficina surgiu para que as crianças tenham a sensibilidade de reconhecer o valor de certos materiais, como por exemplo, as garrafas pets, embalagens usadas, caixas de papelão, entre outros. “É a primeira vez que a comunidade faz um evento com essa proposta, então, espero que seja o ponta pé inicial para muitas atividades com essa proposta”, afirmou.
Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Os facilitadores da oficina foram os youtubers, Julia Lima e Samuel Maia, de 10 e 5 anos respectivamente. Os pequenos foram convidados para ajudarem os participantes na confecção de seus brinquedos. “No meu canal, eu faço brinquedos reciclados no meu canal, e muitas crianças tem dúvidas sobre como reaproveitar esses materiais. Aqui, vamos mostrar todas as possibilidades que podemos ter se usarmos a criatividade”, explicou a youtuber.


Para a mãe de Samuel, Deyse Maia, a interação social do filho era deficitária e a internet apareceu como uma terapia. “Para ajudar o Samuel na questão de interação com outras crianças, a gente decidiu em abrir o canal. Lá, ele aborda muitos assuntos que envolvem a ciência. Com o passar do tempo, pude perceber uma melhora significativa na interação social dele”, contou.O Espaço Acelera Amazônia se transformou em um verdadeiro ateliê. Primeiro, os pequenos escolheram os materiais que iriam trabalhar. Depois, a criatividade rolou solta. “A gente sempre escuta sobre a preservação, mas não sabe o que fazer com os lixos. Pude fabricar o meu próprio brinquedo e me diverti ao lado dos meus colegas”, disse a participante, Luaria Jane, de 10 anos.
Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia




Semente de Inovação


A Fundação Rede Amazônica (FRAM), em parceria com a Eduinovam, Glauce Galúcio e Makers Manaus realizam entre os dias 9, 10 e 11 de outubro uma programação especial do projeto Semente de Inovação, em comemoração ao Dia das Crianças. O objetivo é incentivá-las, por meio de atividades tecnológicas, experimentar e reproduzir fenômenos do cotidiano utilizando aprendizagem criativa.



O Semente de Inovação Fest é formado por uma série de oficinas, entre elas jogos e brincadeiras, educação financeira, bicho eletrônico e outras, tudo para que as crianças expandam suas possibilidades criativas, através de atividades práticas.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/