Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Em quatro meses, 20 jiboias foram resgatadas na área urbana de Manaus

Em quatro meses, 20 jiboias foram resgatadas na área urbana de Manaus
Nos primeiros quatro meses deste ano, a equipe da Gerência de Fauna do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizou o resgate de 20 jiboias na área urbana de Manaus. Em 2016, dos 510 animais silvestres resgatados pelo Ipaam, 76 foram cobras, sendo 60 jiboias.

De acordo com o instituto, os animais costumam ser resgatados em locais como terrenos, residências e igarapés próximos de áreas verdes.
Das 76 cobras resgatadas em 2016 pelo Ipaam na zona urbana de Manaus, 60 foram jiboias. Foto:Divulgação/Ipaam
A jiboia não é uma espécie peçonhenta, pois não possui veneno e muito menos consegue inocular no ser humano, portanto, não oferece risco neste aspecto, ressalta o Gerente de Fauna do Ipaam, o biólogo Marcelo Garcia. A cobra pode medir até 4 metros de comprimento. “Ela não é peçonhenta, apesar da crendice popular associá-la a produzir veneno em certa época do ano, o que não é verdade", esclarece o gerente de Fauna do Ipaam.

Em casos em que o cidadão localize uma cobra no ambiente urbano, o biólogo recomenda isolar o animal do contato humano e acionar imediatamente o resgate de fauna do Ipaam ou do Batalhão Ambiental. "Acreditamos que a jiboia se adaptou bem ao ambiente urbano porque ela tem o seu alimento disponível em abundância, principalmente os roedores. As cobras durante a busca de alimento ou em época de reprodução realizam deslocamentos que podem colocá-las em contato com seres humanos", informa o biólogo.
As jiboias não oferecem riscos aos seres humanos. Em caso de aparecimento do réptil, o Ipaam recomenda acionar imediatamente o resgate de fauna do instituto ou do Batalhão Ambiental. Foto:Divulgação/Ipaam
Minoria

As cobras peçonhentas foram a minoria entre os ofídios resgatados pelo Ipaam em 2016. Das 76 cobras resgatadas, apenas três eram peçonhentas, sendo duas jararacas e uma coral verdadeira.

"Este número baixo pode ser explicado devido às pessoas que, por terem medo de acidentes, acabam matando os animais. Portanto as pessoas podem matar a cobra e não informar ao órgão ambiental ou também pelo fato das cobras peçonhentas serem mais encontradas nos ambientes de floresta ao invés do urbano", comenta.Multas

O Ipaam alerta que matar animais silvestres é proibido e que pode acarretar em multas de R$ 500 a R$ 5 mil por exemplar e prisão de seis a 18 meses.

O resgate de fauna atende no número (92) 2123-6774, dentro da área urbana. Já o Batalhão de Policiamento Ambiental recebe denúncias através da linha direta 98842-1547 ou ainda pelo 190.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/