A Comissão de Assuntos Municipais e Revisão Territorial da Assembleia Legislativa do Amazonas realizará na próxima segunda-feira (5), Audiência Pública, que terá como objetivo intermediar um ponto de equilíbrio entre o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e as cooperativas de mineração do Sul do Amazonas.
Foto: Reprodução/Shutterstock
De acordo com o presidente da Comissão, deputado Platiny Soares (DEM), o impasse ambiental tem prejudicado a economia de municípios como Borba, Novo Aripuanã, Humaitá e Lábrea, e dado margem a prática ilegal de extração. “Temos que encontrar um meio termo. Não queremos de modo algum abrir precedentes para a degradação do meio ambiente, mas também não podemos desconsiderar que famílias têm na extração de minerais, seu modo de subsistência”, explicou Platiny Soares.
O rio Madeira possui aproximadamente 700 km de sua calha explorado, por 24 mil pessoas, em 4 mil balsas de extração. No ano de 2013, as mais de cinco cooperativas de trabalhadores ficaram sem liberação ambiental, que é dada pelo Ipaam.
Entre os convidados que confirmaram sua presença estão: Cooperativa dos Garimpeiros da Amazônia; Cooperativa de Extrativismo Mineral da Amazônia; Cooperativa Mineral e Agropecuária de Humaitá; Cooperativa dos Extrativistas Minerais de Manicoré; Departamento Nacional de Proteção Ambiental; CIA de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM); Batalhão de Polícia Ambiental do Amazonas; Associação dos Municípios; Comandante do 9º Distrito Naval; Comissão de Meio Ambiente; Comissão de Geodiversidade; Prefeito do Município de Humaitá, José Cidenei Lobo; Secretario de Estado de Meio Ambiente, João Bosco Ferreira; Superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA), Karina Seffair; Presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Ana Aleixo.
Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.