Batalhão Ambiental do MT apreende 258 kg de pescado em janeiro

Em janeiro deste ano, o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) abordou 3.795 cidadãos, revistou 1.660 veículos e 28 embarcações. Este trabalho resultou na apreensão de 258 kg e outras 260 peças de pescado, provenientes de atividade predatória.

Pela intensificação do patrulhamento terrestre e barreiras policiais, foram apreendidos seis tratores, sete armas de fogo, 129 munições intactas, materiais utilizados nas práticas de crimes e/ou infrações ambientais, como, por exemplo, desmate ilegal, captura e abate de animais silvestres, entre outros.

Foto: Divulgação
Com o policiamento fluvial, foram apreendidos 412 materiais, dentre eles: 16 motores, 13 espinhéis, 47 redes, 22 tarrafas. Além da apreensão dos 258 kg e mais 260 peças de pescado frutos de pesca predatória.
Ainda em janeiro, o BPMPA realizou o resgate de 83 animais silvestres que estavam em situação de risco. Após triagem, a maioria foi solta em ambientes próprios para a readaptação.

Além disso, 48 empresas, tais como postos de gasolina, lava-jatos, empresas recicladoras, dentre outras que, em virtude de sua atividade, poderiam ocasionar algum dano ambiental, também foram fiscalizadas pelo Batalhão Ambiental.

Esses dados são das produtividades correspondentes a 1ª companhia de Várzea Grande, 2ª companhia de Cáceres, 4ª companhia de Rondonópolis, e do núcleo de policiamento ambiental de Barra do Bugres, todos subordinados ao BPMPA.

O Batalhão ainda destaca o trabalho desenvolvido pelo Centro de Educação Ambiental (CEA), com a exposição de taxidermia (empalhar) de animais silvestres e ministra palestras, abordando diversos temas, como fauna, flora, resíduos sólidos, recursos hídricos e tráfico de animais silvestres.
Em janeiro, foram realizadas 110 campanhas de educação ambiental. As palestras e exposições fazem parte da rotina da equipe de Educação Ambiental, que buscam promover a conscientização de estudantes e da população, em especial das futuras gerações.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade