Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Manifestações na Guiana Francesa pedem por melhorias na saúde e educação

Manifestações na Guiana Francesa pedem por melhorias na saúde e educação
Foto: Reprodução/TeleSur
Os ativistas estão protestando contra o que dizem ser décadas de desigualdades na colônia francesa sul-americana. O movimento por trás de mais de três semanas de agitação social na Guiana Francesa, disse que vai pressionar até que o governo assine um projeto de acordo sobre um pacote financeiro de emergência e reabre negociações sobre fundos adicionais.

O coletivo "Pou Lagwyian dekole", ou "Coletivo para mudar a Guiana", resumiu suas demandas em um esboço de sete páginas, enviado ao governo domingo.

"Para fazer um pacto rápido, temos a obrigação de endurecer o movimento", disse Valerie Vanoukia, representante dos pequenos negócios na Guiana Francesa, em nome do coletivo depois de uma reunião geral convocando a população a remobilizar.

Ela disse que as barricadas que haviam sido levantadas para a Páscoa estariam de volta no lugar a partir de segunda-feira à noite, e ainda mais será erguido em todo o território.

O projeto de acordo apela a um plano de emergência de mais de US $ 1,07 bilhão proposto pelo governo e propõe a reabertura do diálogo sobre mais de US $ 2 bilhões que os manifestantes exigiram, além disso.

Vanoukia ressaltou que no texto original do governo, as questões sobre saúde, educação, terra e comunas "não receberam nenhuma resposta real", acrescentando que dois pontos eram não negociáveis: "O governo deve agir sobre o fato de que o povo guianês quer assumir o controle ", e ela insistiu que nenhum manifestante que participe no movimento deve enfrentar punição.

"Aceitamos a retomada do diálogo que o presidente da república nos propôs", disse ela, e "para ter uma resposta rápida, vamos continuar a aumentar a pressão" pouco antes da primeira volta das eleições presidenciais francesas neste fim de semana .

Vanoukia disse que estava "muito confiante em dizer que o movimento será suspenso nos próximos dois ou três dias".

Um bloqueio do porto na capital, Caiena, tem visto o fluxo de produtos frescos lento para um trickle no território fronteiriço Suriname e norte do Brasil na costa nordeste da América do Sul, cerca de 4,400 milhas de Paris.

Os protestos também levaram ao adiamento indefinido de um lançamento de foguetes Arianespace no Centro Espacial Guiana em Kourou. O centro espacial tornou-se um símbolo de disparidade econômica na Guiana Francesa e um foco de raiva, dado que muitos habitantes locais não têm eletricidade ou água corrente e cerca de um em cada quatro está desempregado.

O país foi administrado como um território francês desde o fim do século XVIII e foi usado também como um lugar para emitir convicts para o trabalho forçado entre 1852 e 1946.

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/