Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Manaus tem queda nos casos de importunação sexual, que é crime desde 2018

importunacao-sexual

Manaus apresentou diminuição nos casos de importunação sexual. De janeiro a novembro deste ano, houve redução de 12,6% dos casos, na comparação com o mesmo período de 2019. Foram 269 casos registrados até agora, e 303 de janeiro a novembro do ano passado.

A pena para quem comete importunação sexual varia de 1 a 5 anos de reclusão. (Foto:Divulgação)

A importunação sexual é o crime caracterizado pela realização de ato libidinoso na presença de alguém de forma não consensual. Ou seja, é quando alguém age de forma invasiva e desrespeitosa, por exemplo, passando a mão no corpo da vítima ou tocando as partes íntimas sem consentimento.

As situações são muito comuns em transportes coletivos, nos assédios sofridos por mulheres dentro dos ônibus, por exemplo. O ato era considerado contravenção, mas virou crime em 2018.

A delegada Rita Tenório, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher, em Manaus, orienta que a vítima deve acionar a Polícia Militar rapidamente.

Algumas pessoas confundem a importunação sexual com o assédio ou estupro, porque todos configuram condutas abusivas de cunho sexual. Mas a diferença é que no estupro, há violência física, e no assédio sexual, há relação hierárquica ou de subordinação, ou seja, são crimes com penas diferentes.

A pena para quem comete importunação sexual varia de 1 a 5 anos de reclusão.

Veja mais notícias sobre NotíciasCidadesAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/