Maduro pedirá à ONU U$ 500 milhões para financiar repatriação de venezuelanos

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que pedirá U$ 500 milhões à Organização das Nações Unidas (ONU) para financiar um projeto de repatriação de milhares de emigrantes venezuelanos dispersos em vários países sul-americanos, que, segundo o mandatário, foram “enganados por falsas ofertas de trabalho, casa e estudo”.

Foto:Reprodução/Agência Brasil

A intenção foi comunicada durante um discurso televisionado nesta quinta-feira (20) no Palácio Presidencial de Miraflores.

Maduro assegurou que existem hoje “5 mil venezuelanos na embaixada do Peru que pedem para voltar ao país através do programa ‘Retorno à Pátria’, lançado pelo governo de Caracas.” Para levar os migrantes de volta ao país, o presidente afirma que precisa de uma frota de aviões. “Não posso fazê-los voltar a pé”, disparou. Segundo Maduro, eles foram embora pensando em uma oferta falsa que garantiria um trabalho fixo, casa, educação e acesso à saúde.

“Eles foram enganados”, adicionou o mandatário, sem fazer alusão à grave crise econômica que atravessa a Venezuela, com escassez de alimentos e problemas sociais. “A todos esses venezuelanos, digo que sejam bem-vindos a uma pátria que resistiu, e que vos ama”, disse.

O programa “Retorno à Pátria”, segundo dados do Ministério venezuelano das Relações Exteriores, permitiu, até o momento, o retorno de mais de 3 mil venezuelanos que eram migrantes, mas que foram repatriados após a solicitação de ajuda nas embaixadas. Segundo a ONU, cerca de 2,3 milhões de venezuelanos abandonaram o país por causa da forte crise econômica e social, dirigindo-se principalmente para a Colômbia, Peru, mas também para o Equador, Brasil e Argentina.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade