Maduro desafia convocação de referendo para tirá-lo do poder na Venezuela

BRASÍLIA – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, desafiou nesta quarta-feira (6) a oposição, empossada nesta terça-feira (5) na Assembleia Nacional. O presidente desafiou a convocação de um referendo revogatório para tirá-lo do poder e deixar que os venezuelanos decidam sobre o futuro político do país.

Foto: Elza Fiúza/ABr

“Que convoquem um referendo revogatório e que o povo decida”, afirmou Maduro em entrevista ao canal estatal VTV, após ser questionado sobre os planos do novo parlamento. Durante a semana, a oposição venezuelana manifestou a intenção de criar uma estratégia para tirar o presidente Nicolás Maduro do governo até julho de 2016.
Mudanças
O líder político da oposição e secretário-geral do partido Ação Democrática (AD), Henry Ramos, disse, em sua coluna semanal publicada no jornal Nuevo País, que as partes que compõem a chamada Mesa da Unidade Democrática (MUD) estão empenhadas em promover uma mudança de governo nos próximos seis meses.
“O compromisso para os próximos seis meses subsequentes após a tomada de posse na nova Assembleia Nacional é criar uma solução constitucional, democrática, pacífica e eleitoral para a mudança de governo”, afirmou Henry Ramos em 27 de dezembro de 2015.
O canal estatal venezuelano TeleSu irnformou que as primeiras sessões da recém-empossada Assembleia Nacional promovem a impunidade e minam o caráter democrático da Venezuela. Segundo a mídia local, há o risco da aprovação de leis neoliberais e impopulares que foram apresentadas por seus próprios líderes.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade