Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Segunda, 25 Mai 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/

Jornalistas da Amazônia são premiados na 7ª edição do Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico

Jornalistas da Amazônia são premiados na 7ª edição do Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico
Foto: Isaac Guerreiro/Portal Amazônia
Jornalistas, estudantes e público em geral puderam acompanhar nessa quinta-feira (24) a a 7ª edição do Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico. O evento, que elege os melhores trabalhos jornalísticos que contribuíram, em 2015, para a divulgação e a popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação nos meios de comunicação do Amazonas foi realizado no auditório da Samsung Ocean, dentro da Universidade do Estado do Amazonas de Tecnologia (UEA-EST).

Uma comissão especial avaliou 27 inscrições nas categorias impresso, TV, internet e fotojornalismo. Os finalistas escolhidos foram: Camila Mitoso Henriques, Gabriel da Mata Seixas, Isabelle Valois Cortez, José Augusto Carvalho de Souza Junior, Kelly Jheniffer Santos de Melo, Leandro Virgílio Guerreiro Tapajós Filho e Raphael Rodrigues Pimentel.

A cerimônia teve a abertura com a fala do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), René Levy Aguiar, que salientou que a fundação mantém o fomento à ciência na região. "Todos nós sabemos os problemas que estamos passando. Nós continuamos nos esmerando muito para levar uma missão muito nobre que é o desenvolvimento da ciência e inovação no Amazonas", afirma o diretor-presidente.
Foto: Isaac Guerreiro/Portal Amazônia
Na ocasião, o Secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Estevão Monteiro de Paula, disse que o jornalismo científico tem um papel importante no desenvolvimento da ciência. “É preciso informar para popularizar a ciência. A responsabilidade desse profissional é bem grande. E essa informação pode melhorar muito que temos a desenvolver no cenário de ciência e tecnologia”, avaliou.

Os ganhadores foram: Camila Henriques, do G1 Amazonas (na categoria internet); Isabelle Valois, do Jornal ACrítica (impresso/revista); José Augusto Souza, da TV ACrítica (audiovisual – reportagem ou videorreportagem); e Leandro Tapajós, do G1 Amazonas (fotojornalismo). 
Foto: Isaac Guerreiro/Portal Amazônia
Um dos indicados, o repórter do Portal Amazônia e do Amazon Sat, Gabriel Seixas, salientou a importância de realizar matérias de cunho científico na região. "A minha matéria indicada ao prêmio foi sobre uma tecnologia para pessoa com deficiência auditiva que iria eliminar a necessidade de um guia durante competições de corrida. Agora imagine que essa tecnologia está sendo feita aqui e pode mudar as competições paraolímpicas realizadas em todo o mundo. Devem muitas outras pesquisas científicas como essa e que precisam ser vistas e ouvidas. É nosso dever levar isso as pessoas", disse.

O Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico ainda concedeu menção honrosa aos profissionais de comunicação que desenvolvem trabalhos na popularização da ciência no Amazonas. A menção honrosa de “Jornalista Amigo da Ciência – Impresso” foi para a jornalista Annyelle Bezerra, que já atuou em diversos veículos, como o jornal Diário do Amazonas. Já a menção honrosa de “Jornalista Amigo da Ciência – TV” foi para profissional Janaina Miléo, da TV Amazonas. Além disso, o jornal ACrítica foi agraciado com a menção honrosa de Veículo de Massa amigo da Ciência.

Veja mais notícias sobre Ciência e Tecnologia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 25 Mai 2020
No Internet Connection