Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Jornalistas da Amazônia são premiados na 7ª edição do Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico

Jornalistas da Amazônia são premiados na 7ª edição do Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico
Foto: Isaac Guerreiro/Portal Amazônia
Jornalistas, estudantes e público em geral puderam acompanhar nessa quinta-feira (24) a a 7ª edição do Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico. O evento, que elege os melhores trabalhos jornalísticos que contribuíram, em 2015, para a divulgação e a popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação nos meios de comunicação do Amazonas foi realizado no auditório da Samsung Ocean, dentro da Universidade do Estado do Amazonas de Tecnologia (UEA-EST).

Uma comissão especial avaliou 27 inscrições nas categorias impresso, TV, internet e fotojornalismo. Os finalistas escolhidos foram: Camila Mitoso Henriques, Gabriel da Mata Seixas, Isabelle Valois Cortez, José Augusto Carvalho de Souza Junior, Kelly Jheniffer Santos de Melo, Leandro Virgílio Guerreiro Tapajós Filho e Raphael Rodrigues Pimentel.

A cerimônia teve a abertura com a fala do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), René Levy Aguiar, que salientou que a fundação mantém o fomento à ciência na região. "Todos nós sabemos os problemas que estamos passando. Nós continuamos nos esmerando muito para levar uma missão muito nobre que é o desenvolvimento da ciência e inovação no Amazonas", afirma o diretor-presidente.
Foto: Isaac Guerreiro/Portal Amazônia
Na ocasião, o Secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Estevão Monteiro de Paula, disse que o jornalismo científico tem um papel importante no desenvolvimento da ciência. “É preciso informar para popularizar a ciência. A responsabilidade desse profissional é bem grande. E essa informação pode melhorar muito que temos a desenvolver no cenário de ciência e tecnologia”, avaliou.

Os ganhadores foram: Camila Henriques, do G1 Amazonas (na categoria internet); Isabelle Valois, do Jornal ACrítica (impresso/revista); José Augusto Souza, da TV ACrítica (audiovisual – reportagem ou videorreportagem); e Leandro Tapajós, do G1 Amazonas (fotojornalismo). 
Foto: Isaac Guerreiro/Portal Amazônia
Um dos indicados, o repórter do Portal Amazônia e do Amazon Sat, Gabriel Seixas, salientou a importância de realizar matérias de cunho científico na região. "A minha matéria indicada ao prêmio foi sobre uma tecnologia para pessoa com deficiência auditiva que iria eliminar a necessidade de um guia durante competições de corrida. Agora imagine que essa tecnologia está sendo feita aqui e pode mudar as competições paraolímpicas realizadas em todo o mundo. Devem muitas outras pesquisas científicas como essa e que precisam ser vistas e ouvidas. É nosso dever levar isso as pessoas", disse.

O Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico ainda concedeu menção honrosa aos profissionais de comunicação que desenvolvem trabalhos na popularização da ciência no Amazonas. A menção honrosa de “Jornalista Amigo da Ciência – Impresso” foi para a jornalista Annyelle Bezerra, que já atuou em diversos veículos, como o jornal Diário do Amazonas. Já a menção honrosa de “Jornalista Amigo da Ciência – TV” foi para profissional Janaina Miléo, da TV Amazonas. Além disso, o jornal ACrítica foi agraciado com a menção honrosa de Veículo de Massa amigo da Ciência.

Veja mais notícias sobre Ciência e Tecnologia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/