Investidores sul-coreanos e Inpa firmam parceria em biotecnologia

Um grupo de investidores sul-coreanos visitou o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) na tarde desta quarta-feira (08). O objetivo do encontro foi estabelecer uma possível parceria entre o Inpa e a Coreia do Sul, além de levar as negociações na área de biotecnologia adiante. Os coreanos demonstraram interesse em investir nos segmentos de fármacos, cosméticos e saúde.

Foto:Divulgação/Inpa
O grupo da DSD Samho foi recebido pelo chefe de gabinete do Inpa, Sérgio Fonseca Guimarães, que fez uma apresentação geral das pesquisas e projetos que são desenvolvidos pelo Instituto. O diretor do Inpa, Luiz Renato de França, se encontra em Tabatinga, no interior do amazonas, participando do AmazonLog.
Segundo o diretor internacional da empresa DSD Samho, no Brasil, Salomão Shim, o Inpa é uma das principais instituições brasileiras que a Coreia escolheu para vir a ser um forte parceiro. “A Coreia poderá contribuir com fundos para aquisição de equipamentos e colocar à disposição os melhores centros de pesquisas e laboratórios e esta parceria poderá trazer benefícios para ambos os lados”, afirma o empresário. Na Coreia do Sul, além da forte atuação no segmento de biotecnologia, o grupo é um dos maiores da construção civil na área habitacional.
Shim conta que a Coreia do Sul está investindo fortemente na área de biotecnologia e busca na Amazônia parceiros que tenham a expertise com produtos naturais que possam ser transformados em produtos finais para servir à humanidade. “Com essa cooperação, a gente iria investir e desenvolver, conjuntamente, com os recursos naturais da Amazônia, tanto na área farmacêutica, cosmética e saúde”, diz ao acrescentar que o intuito é desenvolver novos aterramentos também para ser úteis, principalmente, à saúde.

Foto:Divulgação/Inpa
Um dos empecilhos para a concretização da parceria entre Inpa/Coreia do Sul, segundo o empresário coreano, está na burocracia pelo lado brasileiro. Ele afirma que o grupo da DSD Samho vem tentando implantar um modelo diferenciado e o espera poder realizar o mais breve possível. “Tamanha burocracia não é útil para o Brasil e nem para a Coreia”, finaliza.
A Coreia do Sul é a 13ª maior economia do mundo e está classificado como um dos países mais desenvolvidos do mundo pela Nações Unidas, pelo Banco Mundial e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade