Manaus 30º • Nublado
Domingo, 28 Abril 2024

Pesquisadores usam Inteligência Artificial em estudos de ecologia e manejo florestal na Amazônia

Novas ferramentas que utilizam a Inteligência Artificial (IA) para a automatização de trabalhos, que até então eram realizados de forma manual ou robusta, são aplicadas em estudos nas áreas de ecologia e manejo florestal na Amazônia. Entre as finalidades estão estudos que calculam a biomassa, o carbono e até o volume comercial de algumas espécies de árvores.

O uso de IA tem se destacado em diversas partes do mundo por substituir tarefas consideradas repetitivas e braçais e que passaram a ser delegadas para máquinas ou softwares para a execução.

Para o secretário de Ciência e Tecnologia do município amapaense de Santana, Daniel Chaves, um dos principais exemplos de uso da IA está o georreferenciamento de áreas na Amazônia.

"No ponto de vista da região Amazônica, a gente tem um potencial muito grande de atividades como monitoramento georreferenciado e remoto da dimensão da região, dadas as áreas que a gente tem que controlar. A gente pode se apropriar de inteligência artificial para ajudar em tarefas que seriam braçais ou incorporadas e rudimentares", disse Chaves.

Segundo o secretário o problema seria comoditizar o saber, ou seja, não transformar o conhecimento dos saberes amazônicos em uma informação meramente algébrica, numérica, ou transformar em código o saber tradicional e cultural.

Ferramentas de IA usadas por pesquisadores mapeiam diversidade e densidade de árvores. Foto: Rafael Aleixo/Arquivo GEA

Mapeamento da diversidade e densidade de árvores gigantes 

O professor Robson Borges de Lima, pesquisador do curso de engenharia florestal da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), tem apresentado avanços significativos e inovadores com as ferramentas de Inteligência Artificial (IA) em pesquisas de ecologia e manejo florestal.

Com o auxílio de técnicas avançadas, como o Machine Learning do tipo Random Forest, um dos principais focos de estudo do pesquisador tem sido o mapeamento da diversidade e da densidade de árvores gigantes no bioma Amazônico.

Utilizando algoritmos de IA, ele desenvolveu modelos capazes de identificar e mapear com precisão a riqueza de espécies dessas árvores de grande porte e também entender como os fatores ambientais conduzem esses padrões de diversidade.

Além disso, o professor emprega ferramentas de IA para estimar a biomassa, o carbono e o volume comercial de madeira nas florestas tropicais.

"Esses dados são fundamentais para entender a dinâmica dos ecossistemas florestais e contribuir para estratégias de conservação. Essas estimativas são essenciais para o manejo florestal sustentável e o combate ao desmatamento ilegal. Com a ajuda de algoritmos inteligentes, é possível analisar grandes conjuntos de dados e fornecer informações precisas sobre a quantidade de recursos florestais disponíveis", descreveu o pesquisador.

Produtividade de açaizais e mudanças climáticas 

Outro campo de pesquisa no qual o professor Lima está iniciando é a estimativa da produtividade de frutos de açaizais nativos. Por meio da aplicação de técnicas de IA, ele desenvolve modelos que permitem calcular a quantidade de frutos produzidos por essas palmeiras.

Essas estimativas são valiosas para a indústria de alimentos e podem contribuir para o planejamento de cultivos sustentáveis. Uma das características distintivas do trabalho do professor é a aplicação dessas abordagens e aplicações de IA em cenários de mudanças climáticas na Amazônia.

"Para prever a distribuição potencial de grandes árvores ou espécies raras e adequação de habitat delas de acordo com os modelos climáticos globais do IPCC, investigo como as florestas tropicais podem ser afetadas e como os recursos naturais podem ser geridos de forma adaptativa", explicou Lima.

Segundo o pesquisador, essas informações são cruciais para o desenvolvimento de estratégias de conservação e mitigação dos efeitos das mudanças ambientais.

As principais ferramentas de IA utilizadas pelo professor incluem o Machine Learning do tipo Random Forest, que permite a criação de modelos preditivos robustos, capazes de lidar com dados complexos e variáveis. Essa técnica tem sido amplamente aplicada em estudos florestais, auxiliando na compreensão dos padrões e processos ecológicos.

A contribuição do professor, através do uso de ferramentas de IA, tem impactado positivamente a pesquisa e a prática da conservação florestal na região amazônica. Os estudos pioneiros abrem caminho para uma gestão mais eficiente e sustentável dos recursos naturais, proporcionando uma perspectiva promissora para o futuro das florestas tropicais e do meio ambiente como um todo. 

*Por Rafael Aleixo, do g1 Amapá 

Veja mais notícias sobre Inovação e TecnologiaAmapá.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/