Manaus 30º • Nublado
Domingo, 28 Abril 2024

Inovação sustentável: a importância de produtos inovadores em prol da Amazônia

No coração da Amazônia, onde a biodiversidade e os desafios ambientais se entrelaçam, existe uma grande busca pela inovação sustentável. Foi esse tema que o gerente de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), Thiago Almeida, levou para a Campus Party Amazônia

Durante a palestra, Almeida compartilhou sua visão sobre o desenvolvimento de produtos inovadores que não apenas atendem às necessidades do mercado, mas também desempenham um papel fundamental na preservação desse ecossistema tão importante.

Thiago Almeida falou sobre inovação sustentável na Amazônia. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

De acordo com Almeida, a Amazônia é conhecida por sua biodiversidade inestimável e sua importância para a saúde do planeta. No entanto, ela enfrenta ameaças constantes, como o desmatamento, as mudanças climáticas, a expansão das atividades agropecuárias, a mineração ilegal e a infraestrutura em crescimento. Esses desafios causam a perda de habitat, a extinção de espécies e contribuem para as mudanças climáticas globais. Portanto, a preservação desse ecossistema é uma tarefa urgente.

É de suma importância que os amazônidas conheçam o seu habitat. O especialista afirmou que é necessário olhar para as principais necessidades da região. "Conhecer as possiblidades, onde a inovação encontra a sustentabilidade, resultando na criação de produtos que são apenas atendem as necessidades do mercado, mas também contribuam para a preservação da Amazônia esse é o real significado de inovação sustentável", 

contou Almeida.

Produtos 

Um dos maiores desafios para a proteção da Amazônia é o desmatamento. Pensando nisso, foi desenvolvido o Projeto Curupira. Trata-se de objeto capaz de identificar sons que possam indicar um possível desmatamento tais como: motosserras e tratores. "Esse é um exemplo de produto que não tem nenhum fim lucrativo, apenas a preservação da Amazônia. Conseguimos levar para lugares considerados críticos para o desmatamento", afirmou.

Outro fator de importância na região amazônica é a qualidade da água. Para monitorar os rios da região, um grupo desenvolveu o Projeto Yara, que é capaz de analisar a qualidade da água em tempo real e pode ser instalado em qualquer ambiente hídrico. 

"Esses são apenas dois produtos pontuais e que são úteis para a sustentabilidade da região. Porém, existem outros como cosméticos, remédios e aplicativos que estão sendo desenvolvidos", 

destacou Almeida.

Desafios 

A Amazônia Legal apresenta uma área de 5.015.146,008 km2, correspondendo a cerca de 58,93% do território brasileiro, ou seja, levar qualquer produto, seja ele físico ou digital, é um desafio. Fatores como logística, comunicação, investimento e infraestrutura são desafios para a implementação de tecnologias na Amazônia.

Para Almeida, o fator que dificulta o investimento de inovação sustentável na Amazônia é a logística. "Infelizmente, a região amazônica é extensa e dependemos de duas formas de locomoção: aviões ou barcos. Fretar avião na região é muito caro, então a opção que sobra é a embarcação. Inclusive, foi por meio fluvial que conseguimos desenvolver os projetos Curupira e Yara", explicou.

Desenvolver na Amazônia é difícil, mas não é uma missão impossível. "Precisamos de mais ideias brilhantes que possam ajudar a região amazônica, não apenas na questão ambiental, mas dos próprios amazônidas que vivem no bioma. Mas lembre-se, não basta apenas ter uma boa ideia. É necessário analisar todas as possibilidades para colocá-la em prática", afirmou Almeida. 

A Campus Party Amazônia acontece de 11 a 15 de outubro no Studio 5 Centro de Convenções em Manaus (AM). 

Veja mais notícias sobre AmazôniaInovação e TecnologiaAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/