Idesam divulga lista de vencedores da edição açaí do prêmio Elos da Amazônia

Entre os premiados estão três projetos do Pará e um do Rio de Janeiro. No total, as premiações somam R$ 30 mil

O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) divulgou nesta terça-feira (14) a lista de vencedores do prêmio Elos da Amazônia, que em sua primeira edição traz o tema Açaí. Entre os premiados estão três projetos do Pará e um do Rio de Janeiro. No total, as premiações somam R$ 30 mil.

Em sua primeira edição, a premiação procura iniciativas inovadoras e/ou disruptivas que se proponham a solucionar ou contribuir para o funcionamento efetivo da cadeia produtiva do açaí no Amazonas.

Amplamente conhecido no mercado nacional e internacional, o açaí é considerado uma super fruta por suas propriedades funcionais elevadas e inúmeros nutrientes e fibras. Mas mesmo com todos esses potenciais, o fruto vem enfrentando há anos problemas relacionados às etapas de sua cadeia produtiva, entre eles:

  • Dificuldades para transporte e conservação pelas altas temperaturas e grandes distâncias;
  • Falta de meios de escoamento da produção do fruto;
  • Variações de preço, volume e qualidade;
  • Dificuldades nas relações comerciais entre vendedores e compradores.

1º lugar: Biorefinaria de sementes de açaí

A tecnologia propõe uma solução para o acúmulo e descarte inadequado do principal resíduo gerado pela cadeia produtiva do açaí: as sementes, popularmente denominadas de ‘caroço’.

Vencedora: Ayla Sant’Ana

2º lugar: Café padronizado do caroço de açaí

 O projeto desenvolve um café do caroço de açaí padronizado em laboratório. A tecnologia será aplicada na fábrica modelo Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Belterra (Amabela) e poderá envolver outras comunidades da Amazônia.

Vencedora: Valéria Moura

3º lugar: Revfood – película comestível

Líquido comestível, feio a partir de casca, talo e caroço de frutas, que ao ser despejado sobre a superfície de alimentos forma uma película comestível capaz de prolongar o tempo de prateleira dos alimentos. A tecnologia poderá ser aplicada no açaí. 

Vencedor: Jonas Silva

4° lugar: Debulhadora automatizada sustentável

Tecnologia inovadora desenvolvida pela equipe Caaetécatu que busca solucionar um dos problemas da cadeia do açaí: o trabalho infantil na etapa de debulha do fruto.

Vencedor: Leandro Santos

O prêmio

O Prêmio Elos da Amazônia 2021 – Edição Açaí é um evento nacional e online, realizado pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio) e Impact Hub Manaus, com o apoio da rede Uma Concertação pela Amazônia.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade