Governo Venezuelano anuncia instalação de Constituinte Militar

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou durante reunião na Academia Militar Bolivariana a ativação de uma Constituiente Militar. Segundo Maduro, a constituiente vai aprofundar a união cívico-militar e a revolução bolivariana. Grupos sociais começaram a se encontrar com os membros da comissão da Constituiente ainda esta semana para dar suas contribuições.

A reunião também tratou da criação de uma nova agenda econômica bolivariana para o país e uma proposta de abastecimento geral de produtos. De acordo com o presidente, “Vamos a institucionalizar um novo modelo econômico, pós-petróleo”, afirmou em reunião.
Constituinte
Desde ontem a comissão responsável pela constituiente está se reunindo com diferentes setores da sociedade. As reuniões vão ajudar a comissão a criar a próxima constituiente do país. Entretanto a oposição ao governo rechaçou a proposta de Maduro e afirma que o processo é inconstitucional.
O Secretário da Assembleia Nacional e líder da oposição, José Ignacio Guédez, disse que não é isso que o povo busca. “Enquanto no Palácio de Miraflores, se falava de uma falsa constituinte, o verdadeiro poder original, o povo soberano estavam nas ruas em todos os estados do país, exigindo a restituição do direito de voto, de um calendário eleitoral para o libertação dos presos políticos, a cessação das desqualificações porque um canal humanitária para abrir, para o desarmamento dos grupos paramilitares para o reconhecimento do Parlamento, a fim de que a cessação dessa ditadura “, disse ele.
Segundo o governo venezuelano, a Comissão estava reunido 17 organizações políticias da oposição que não participam da Mesa da Unidade (MUD) em conversações cerca de cinco horas. Para o governo, todos serão convocados a participar da constituinte se quiserem. Entretanto a MUD decidiu ficar de fora e acredita que novas eleições devem ser a medida a ser adotada pelo governo.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade