Governo do Canadá reage e expulsa diplomata venezuelano

O governo do Canadá divulgou nesta segunda-feira (25) que o diplomata encarregado de negócios da embaixada da Venezuela no país é “persona non grata” e expulsou o venezuelano do país.

Em pronunciamento, a chefe do Ministério das Relações Exteriores, Chrystia Freeland, ainda divulgou que o embaixador de Caracas “não é bem vindo de volta” – já que está de férias em seu país-natal.

As duas ações ocorreram após o governo venezuelano, através da presidente da Assembleia Constituinte, Delcy Rodríguez, declarar o diplomata canadense de negócios como “persona no grata” por sua “insistente e grosseira intromissão nos assuntos internos”.

Delcy Rodríguez havia anunciado o diplomata canadense para negócios como ‘persona non grata. Foto:Reprodução/ANSA

De acordo com Freeland, “essa ação é típica do regime [Nicolás] Maduro, que tem constantemente minado todos os esforços pela restauração da democracia e ajuda ao povo venezuelano”.

“Os canadenses não vão ficar quietos enquanto o governo da Venezuela rouba de seu povo a democracia e os direitos humanos fundamentais, e veta o acesso à assistência humanitária básica”, acrescentou.

Além de expulsar o diplomata canadense, Caracas também declarou como “persona non grata” o embaixador brasileiro no país, Ruy Carlos Pereira.

– Libertação de presos políticos:

O diretor do Foro Penal Venezuelano, Alfredo Romero, informou que entre os dias 23 e 25 de dezembro, o governo libertou 44 presos políticos.

O líder da entidade, que atua oferecendo assistência às vítimas de “violação de direitos civis”, informou que entre os libertados estão Carlos J. Velasco e Carlos Pereira, opositores acusados de danificar a sede da Direção Executiva da Magistratura durante uma manifestação no dia 12 de julho.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade