Filhote de jacaré é encontrado em residência na zona Oeste de Boa Vista

Animal foi resgatado pelos Bombeiros e enviado ao Ibama.

Um filhote de jacaré, de 80 cm, foi encontrado no quintal de uma casa no bairro Pintolândia, zona Oeste de Boa Vista. O animal não estava ferido e não causou incidentes, informaram os Bombeiros que capturaram o animal na tarde desta segunda-feira (20).

Foto: CBM-RR/Divulgação

O analista ambiental do ICMBio em Roraima, Bruno de Campos Souza, avaliou imagens do animal e contou que é um jacaré-coroa, também conhecido como jacaré-paguá.

“Com as fortes chuvas, é comum que eles se dispersem mais. A cidade está cada vez mais ocupando as margens dos igarapés e lagoas. A pandemia, que reduziu o movimento de pessoas, pode contribuir também”, explicou o analista.

Após o resgate, o bicho foi enviado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama (Cetas). O local recebe, identifica e avalia animais silvestres capturados em áreas urbanas.

Conforme o Centro, os bichos atendidos passam por um processo de avaliação e são encaminhados de acordo com suas condições e espécies. Após a avaliação, a maior parte é devolvida para seu habitat.

De acordo com um levantamento feito pelos Bombeiros, nos seis primeiros meses de 2020, já foram resgatados 135 animais em áreas urbanas.

As cobras lideram as ocorrências, apontou o levantamento. Neste ano, já foram 72 serpentes capturadas, enquanto no mesmo período do ano passado foram encontradas 64.

Foto: CBM-RR/Divulgação

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Oficina de cinema em Manaus promove integração cultural e dá voz a jovens migrantes e amazonenses

O projeto contou com 44 alunos, que aprenderam desde a concepção de ideias e roteiros até a produção, captação e edição de vídeos, utilizando apenas celulares.

Leia também

Publicidade