Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Farc iniciam debate para abandonar luta armada na Colômbia

Farc iniciam debate para abandonar luta armada na Colômbia
Foto: Reprodução/Governo da Colômbia
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) iniciaram no sábado (17) o debate histórico para abandonar a luta armada no país. "O futuro da Colômbia está em suas mãos", disse o líder da guerrilha, Rodrigo Londoño Echeverri, conhecido como Timochenko. A declaração foi feita na abertura da 10º Conferência Guerrilheira das Farc, onde será debatido e votado o acordo de paz alcançado com o governo colombiano e a dissolução como grupo armado para se converter em partido político.
O evento reúne cerca de 200 delegados da guerrilha na inóspita e escondida região de El Diamante, no Sul da Colômbia, até o dia 23 de setembro. Durante o período de deliberações, espera-se que as Farc aprovem o acordo de paz e a dissolução do grupo como organização armada. Os principais chefes da guerrilha voltaram à Colômbia após quatro anos de negociações em Havana, capital de Cuba, que sediou a discussão do processo de paz.
Este encontro das Farc terá uma particularidade: enquanto as primeiras nove edições (entre 1965 e 2007) ocorreram para discutir planos de guerra, a deste ano é para aprovar a renúncia à luta armada e falar de paz. Todas as conferências anteriores ocorreram na clandestinidade e seus resultados eram anunciados em nível nacional semanas ou meses depois. Esta, no município de San Vicente del Caguán, não apenas está avalizada pelo governo, como também terá ampla difusão. O governo colombiano suspendeu por uma semana a prisão de 24 membros das Farc para que eles possam participar da conferência.
Delegados do governo de Juan Manuel Santos, das Farc e da Organização das Nações Unidas se reuniram na última quinta-feira (15) na região de Caquetá para definir detalhes sobre as regiões onde as Farc se concentrarão após a assinatura definitiva do acordo de paz.
Os cerca de 8 mil guerrilheiros ficarão em 27 setores do país durante 180 dias, e nesse tempo prepararão sua reincorporação à vida legal e entregarão suas armas. Depois da assinatura do acordo entre as Farc e o governo, prevista para o próximo dia 26, o texto será submetido a um plebiscito no dia 2 de outubro, em que os colombianos dirão de aprovam ou não o que foi acordado.

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/