Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Tudo o que você precisa saber sobre seguros de viagem

Viajar é uma das melhores experiências que você pode ter. Sejam férias, visitas familiares ou viagens de negócios, conhecer novos lugares é uma ótima maneira de ter experiências diversas e ver as coisas de uma perspectiva diferente. Mas estar tão longe de casa pode ser inconveniente no caso de algo inesperado acontecer. Isto é particularmente verdade no caso de viagens internacionais.

Desde pequenos e irritantes problemas como ter que cancelar o voo ou perder malas, até situações de vida ou morte como doenças ou acidentes, os seguros de viagem são uma forma de estar sempre protegido.

Embora qualquer pessoa que tenha feito uma viagem de longa distância já tenha ouvido falar desse tipo de seguro, muitos conhecem apenas superficialmente. Compreender bem o que são e como funcionam é a chave para escolher o que melhor se adapte às suas necessidades. Hoje, trazemos uma explicação rápida sobre esse tipo de seguro.

Foto: Iva Castro/Pixabay

Tipos de seguros de viagem 

Ao procurar contratar um seguro viagem, as diferentes empresas geralmente oferecem uma combinação de várias coberturas mencionadas juntas, então, para escolher o melhor seguro, é importante considerar as necessidades pessoais e o país de destino.

Os seguros de viagem se diferenciam entre si com base em quanto estendem sua proteção. De um modo geral, os cinco tipos de seguro mais comuns são: cancelamento de viagem, seguro médico e seguro de bagagem.

Vamos começar com o seguro de cancelamento de viagem. Contratar um desses seguros nos dá o direito de obter um reembolso total ou parcial no caso de sermos obrigados a cancelar a nossa viagem ou voltar antes do previsto. Este é o seguro mais básico e, em linhas gerais, achamos que é essencial.

A menos que se trate de uma viagem rápida de trabalho, geralmente compramos passagens e reservas com muita antecedência. Isso dá uma ampla margem para imprevistos acontecerem durante esse tempo, e ter uma data fixa significaria perder flexibilidade no melhor dos casos e arruinar as nossas férias no pior deles.

O próximo tipo de seguro, o seguro médico, cobre despesas de saúde, como custos hospitalares, transporte, ambulâncias e outros. Esses costumam ser os mais caros, por isso recomendamos verificar o sistema de saúde público do país de destino antes de solicitá-los. Para voos locais ou em países que tenham acordos de assistência médica mútua com o nosso, esse seguro geralmente não é necessário. Mas, por outro lado, torna-se fundamental para voos internacionais.

O último tipo de seguro é o seguro de bagagem. Isso nos garante receber uma compensação financeira caso a companhia aérea perca, danifique ou destrua nossa bagagem durante o voo, embarque e desembarque. Este seguro costuma ser relativamente barato, além de estar incluído em muitos voos.

Motivos para contratar um seguro de viagem

Motivos para contratar um seguro de viagem
Vamos começar pela razão mais óbvia: a tranquilidade. Ter um problema no exterior já é uma situação estressante por si só. Estar longe de casa muitas vezes nos deixa sem saber o que fazer ou como resolver. É aqui que os seguros de viagem realmente brilham, pois em caso de qualquer inconveniente, podemos contar com profissionais para nos ajudar.

Além da tranquilidade, um seguro de viagem também nos traz proteção econômica. Dependendo do nosso destino, os custos de contratar um novo hotel ou avião de emergência podem ser enormes. E isso é considerando apenas um problema menor. Em caso de doença ou acidente, os custos médicos podem se tornar rapidamente um pesadelo.

Os seguros de viagem surgem para nos fornecer cobertura para esse tipo de problema, oferecendo em alguns casos reembolsos dos valores gastos e em outros casos, pagando diretamente por nossas despesas.

O último motivo é, sem dúvida, o mais importante: a saúde e a segurança. Emergências médicas não distinguem países nem perdoam férias, e em caso de passarmos por uma, ter acesso a cuidados médicos pode ser a diferença entre a vida e a morte.

Em muitos países, os sistemas de saúde pública não apenas são de má qualidade, como também não consideram os estrangeiros como prioridade. O seguro de viagem surge então como uma forma de garantir que, em casos de emergência, receberemos a melhor assistência possível.

Como utilizar o seguro de viagem?

Em caso de uma emergência que nos obrigue a utilizar o seguro de viagem, como, por exemplo, contrair um vírus, o primeiro passo é entrar em contato com o nosso provedor e notificar a situação.

Em seguida, o provedor nos dará instruções sobre o que fazer a seguir, como fornecer o endereço e número de um hospital ou agendar uma visita médica. Durante todo o processo, é importante manter um registro do nosso tratamento: recibos do hospital, comprovantes de medicamentos, tudo que envolva gastos pode ser reembolsável, dependendo do provedor.

Em seguida, com esses registros, recibos e faturas, o próximo passo é preencher uma reclamação com esses documentos, nossa documentação pessoal e outros dados relevantes. Depois que a reclamação for preenchida, avaliada e aprovada, a seguradora nos enviará um pagamento de acordo com o estabelecido no contrato.

E pronto! É assim de tão simples. Ano após ano, milhões de pessoas escolhem contratar seguros de viagem. O seguro correto pode nos proporcionar a tranquilidade que procuramos em qualquer viagem, por isso é importante prestar atenção na hora de escolher o seguro adequado.

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/