Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Sessão Especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher é realizada na Aleam

A programação especial do Dia Internacional da Mulher teve Sessão Especial, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em comemoração à data. O evento foi iniciativa do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), juntamente com as deputadas Therezinha Ruiz (PSDB), Joana Darc (PL) e o deputado Sinésio Campos (PT), e contou com a participação de representantes de instituições de Defesa dos Direitos das mulheres.

Durante a Sessão Especial, que foi presidida pelos deputados Sinésio Campos e Therezinha Ruiz, a luta das mulheres por respeito, igualdade salarial, maior participação feminina na política, valorização profissional e direitos básicos foram alguns dos temas abordados.

A deputada Joana Darc lembrou que, em mais de 160 anos de existência do Parlamento Estadual, não existia previsão no Regimento Interno da Casa sobre licença-maternidade para deputadas. "Me tornei mãe durante meu mandato, e para que eu pudesse ficar com meu filho, foi preciso alterar o Regimento Interno", explicou, complementando que "só a mulher sabe tudo que precisa enfrentar, os obstáculos que precisa superar, e os avanços necessários para que realmente o dia 8 de março seja de festa", disse.

Foto: Divulgação/ALEAM

A deputada Alessandra Campêlo (MDB), atualmente licenciada e exercendo o cargo de secretária de estado de Assistência Social, falou sobre a importância de mais mulheres participarem da vida política do país. Na atual Legislatura existem cinco deputadas com cargo de parlamentar, porém, destacou Campêlo, o número ainda é baixo, se comparado à representatividade da população feminina, que representa 52% da população brasileira. "Hoje é o único dia que vejo os lugares deste parlamento ocupado majoritariamente por mulheres, contudo isso não é padrão", analisou.

O reconhecimento do papel da mulher na sociedade foi reforçado pelos deputados Sinésio Campos e Therezinha Ruiz, e também pela vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), Denize Aufiero e pela secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Mirtes Salles.

Durante a reunião, mulheres que se destacam na luta e defesa dos direitos das mulheres receberam certificados de honra ao mérito. A Sessão Especial também contou com a apresentação da cantora amazonense Cinara Ney.

Homenageadas

Ana Cristina Pereira da Silva
Andrea Barroncas Maia
Ana Wanda Guerra Barreto Marinho
Alzira Miranda de Oliveira
Anete Narcisa Matos
Astrid Silva
Braga Sgarbi
Dayanna Regina Barreto
Divie Pinheiro
Ellen Lima de Souza
Eliane Ferreira da Silva
Elinda Tavares
Fátima Silva
Geronisa de Fátima Silva
Hellen Freitas
Isabel Cristina Souza Dindola
Jackie Freitas de Lima
Kátia Regina de Souza Ventura
Laiana Rodrigues
Luciana Gonçalves Siqueira
Lucimeiry de Souza Borges Pantoja
Marleide de Farias Leite Borges
Maria das Graças Pereira da Silva
Maria das Graças Pessôa Figueiredo
Marlene Nascimento de Oliveira
Miralda Sampaio Paiva
Nancy Segadilha
Neila Maria Dantas Azrak
Neurismar de Oliveira
Silvia Loureiro

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/