Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

Projeto incentiva leitura de textos com participação dos pais nas escolas

picsea-unsplash

Está tramitando na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) um Projeto de Leide autoria da deputada Therezinha Ruiz instituindo o Programa de Incentivo da Literacia nas escolas estaduais, isto é, atividades envolvendo a leitura, compreensão e escrita de textos. 

Segundo o Projeto de Lei nº 409/2020, a ideia é que as escolas e bibliotecas dediquem um dia de atividades que protagonizem o livro, a leitura e a escrita. "Entre as atividades podem ser contos de histórias, palestras e debates com autores, oficinas de escrita e ilustração, feiras de livro, concursos literários, doação e troca de livros, apresentação de filmes que retratem a importância da literatura, da leitura e da escrita, realização de clubes de leitura e declamação de poemas, por exemplo", citou a deputada.

Divulgação/Aleam

Therezinha também destaca como fundamental o envolvimento dos pais e responsáveis nestas atividades. "Com a participação dos pais e responsáveis pelos alunos, como forma de levar o hábito da leitura e da escrita para as famílias e seus lares", afirmou. 

Dados apontados pela 5ª Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, coordenada pelo InstitutoPró-Livro em parceria com o Itaú Cultural e realizada pelo Ibope, mostram que que diminuiu de 56% para 52% o número de leitores no Brasil. Entre os motivos estão: falta de tempo (34%), não gosta (28%), não tem paciência (14%), prefere outras atividades (8%), tem dificuldade para ler (6%). 

Por outro lado, se a quantidade de adultos com hábito da leitura diminuiu, aumentou o de crianças leitoras entre os 5 e 10 anos. O problema é que, de acordo com a pesquisa, conforme vão crescendo, as crianças abandonam o hábito de ler, por isso o projeto pode ajudar a mudar o quadro de leitura entre os adultos no Brasil do futuro. 

Veja mais notícias sobre Especial PublicitárioEducação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/