Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Produtores devem colher até 25 toneladas de batata-doce com incentivo da Prefeitura de Boa Vista

Produtores devem colher até 25 toneladas de batata-doce com incentivo da Prefeitura de Boa Vista

Os produtores rurais beneficiados pelo Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), esperam colher 100 sacas de milho e entre 20 e 25 toneladas de batata-doce por cada hectare no cultivo de inverno deste ano.

No primeiro semestre deste ano, 118 famílias vinculadas à quatro cooperativas agropecuárias receberam insumos da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI) para o plantar 261 hectares de grãos como soja e milho, além de macaxeira e batata-doce.

Com o apoio do município, as cooperativas têm acesso às máquinas e implementos agrícolas para o preparo do solo e plantio, insumos agrícolas e assistência técnica.

De janeiro à junho, a Prefeitura distribuiu 530 toneladas de insumos como NPK (nitrogênio, fósforo e potássio), ureia e cloreto, além de sementes de milho. Estes insumos são fundamentais para o desenvolvimento das plantas cultivadas e obtenção de produtos de qualidade com boa produtividade.

Foto: Reprodução / Fernando Teixeira - SEMUC

PMDA e comunidades indígenas

O Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio se transformou no carro-chefe do agronegócio em Boa Vista para fomentar o setor agrícola através do fornecimento de insumos como adubos, assistência técnica e máquinas para viabilizar a produção em pequenas e médias propriedades garantindo a sustentabilidade da atividade.

Dividido em duas etapas anuais, o PMDA prioriza o plantio de grãos no primeiro semestre para aproveitar o período de chuvas e hortifrúti como batata, melancia, melão e hortaliças em propriedades que possuem sistemas de irrigação, no segundo semestre.

A secretaria também apoia dezessete comunidades indígenas localizadas no município de Boa Vista. No primeiro semestre de 2021, foram distribuídos insumos e plantados 52 hectares de milho em áreas individuais e coletivas, beneficiando 51 famílias indígenas. 

Foto: Reprodução / Fernando Teixeira - SEMUC

Veja mais notícias sobre Especial PublicitárioRoraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/