Manaus 30º • Nublado
Domingo, 28 Abril 2024

Primeiro dia da Expoferr 2023 reúne agronegócio, conhecimento e tecnologia em Roraima

programação da 42ª edição Exposição-Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr), o maior evento da agroindústria do Estado, teve início nesta terça-feira (14). Neste ano, a programação conta com shows de artistas nacionais, corrida de cavalo, vaquejada, negócios, palestras, entre outros. A feira acontece até sábado (18).

Logo nas primeiras horas do dia, mais de 92 mil m² do Parque de Exposição Dandãezinho, localizado no Monte Cristo, zona Rural de Boa Vista, já estava com a infraestrutura completa para receber o público da Expoferr.

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Entre os lugares que se destacam nesta edição está a Rota do Agro, um espaço desenvolvido para atender os produtores de Roraima. A estrutura é ideal para as pessoas que atuam na agroindústria, pois os empreendedores podem entrar em contato com outros profissionais da mesma área. Além disso, a rota conta com serviços de emissão de licenças, orientações técnicas, soluções em investimentos, entre outros.

Ao Portal Amazônia, o coordenador agroambiental da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi), Marcelo Hentges, explicou que a Rota do Agro faz parte do planejamento de estruturação do Estado, que se chama 'Roraima 2030'. 

Dentro do espaço, o público pode conhecer todas as secretarias e entidades que fazem parte do eixo de desenvolvimento de Roraima. "Todos que contribuem nas políticas públicas, desenvolvimento de projetos, ações de segurança jurídica, legalização ambiental estão na Rota do Agro", destacou. 

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Fazendinha 

Além disso, a equipe da Rota do Agro desenvolveu um ambiente lúdico, a Fazendinha, que é uma rota agro temática planejada para oferecer aos visitantes uma experiência imersiva no mundo agrícola, permitindo que eles conheçam de perto as atividades, produtos e cultura relacionados à agricultura.

"Pensando nas crianças e na visitação para a família, desenvolvemos a Fazendinha. Ficou, mais ou menos, como um parque agro temático. Nele, a pessoa tem uma representação de algumas das principais atividades do Estado, como por exemplo, a produção de banana, fruticultura, aproveitamento de água, além dos projetos desenvolvidos na Seadi. Por fim, temos uma área onde os visitantes podem ter contato com os animais",

contou Hentges.
Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Conhecimento 

Os alunos da Escola Estadual Hildebrando Ferro Bitencourt, de Boa Vista, fizeram um tour pela Rota do Agro. Animados, eles registraram todos os momentos em seus celulares, mas para a coordenadora pedagógica, Norma Jeiza, o principal aprendizado é o conhecimento de um pilar tão importante para o Estado de Roraima.

"Aqui é uma verdadeira aula prática. Os alunos podem conferir de perto a importância do agronegócio para o Estado. Através do contato com os profissionais, eles também sanaram algumas dúvidas, principalmente, aqueles que desejam ingressar neste universo", disse. 

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Em entrevista ao Portal Amazônia, o governador Antonio Denarium afirmou que a Expoferr "só melhora com o tempo". O investimento é feito visando o crescimento do agronegócio e dos produtores locais. "O Governo do Estado valoriza todos, como por exemplo, a agricultura indígena, a agricultura familiar, os pequenos e médios produtores. Por causa disso, nós trabalhamos fortemente para trazer um feira de qualidade", contou.

De acordo com dados divulgados pelo  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, o Produto Interno Bruto (PIB) de Roraima atingiu o valor de R$ 16 bilhões em 2020 e variação em volume de 0,1% em relação a 2019. Depois de Mato Grosso do Sul (com 0,2%), o Estado teve a segunda maior variação em volume entre as 27 unidades da Federação.

"A ideia é atrair novos investidores. Roraima é o Estado que tem o maior crescimento do PIB, além de ter o maior crescimento de números de empregos formais. Isso é a prova de que Roraima está dando certo. Estamos trabalhando na construção de um Estado promissor, onde todos possam ter oportunidade e ser tratados com igualdade. Toda a população de Roraima está convidada para a Exporferr Show", convidou Denarium.

Confira a programação:

14/11 - Terça-feira

8h - Abertura da Vitrine (Vitrine Tecnológica)
8h - Provas de laço (Arena do Rodeio)
9h - Abertura da Rota do Agro (Rota do Agro)
9h às 11h - 15h às 17h - Visita das Escolas (Rota do Conhecimento)
16h - Vaquejada (Arena de Vaquejada)
17h - Palestra Show Economista Antônio da Luz (Arena do Leilão)
17h às 23h - Programação Cultural (Arena Cultural)
19h - Rainha da EXPOFERR (Arena Cultural)
19h30 - Abertura oficial do evento (Arena do Rodeio)
20h30 - Leilão Virtual Novilhas (Arena do Leilão)
23h - Show com Cezar Menotti & Fabiano (Arena de Rodeio)
01h10 - Show com Vanda Guedes
2h - Show com Sara Franco

15/11 - Quarta-feira

8h às 18h - Visita à Vitrine (Vitrine Tecnológica)
9h às 17h - Leilão Roraima (Virtual) (Arena do Leilão)
14h - Vaquejada (Arena de Vaquejada)
15h - Prova de 3 Tambores (Arena do Rodeio)
16h às 22h - Exposição e Negócios (Estandes)
17h às 23h - Programação Cultural (Arena Cultural)
18h - Torneio Leiteiro (Pavilhão das Argolas)
23h - Show com Estevão Alves (Arena do Rodeio)
00h - Show com Emelly Oliveira (Arena do Rodeio)
01h10 - Show com Tarcísio do Acordeom (Arena do Rodeio)

16/11 - Quinta-feira

8h e 18h - Torneio Leiteiro (Pavilhão das Argolas)
8h às 18h - Visita na Vitrine (Vitrine Tecnológica)
9h - Vaquejada (Arena de Vaquejada)
9h - Leilão (Arena do Leilão)
16h às 22h - Exposição e Negócios (Estandes)
19h - Provas Equestres (Arena do Rodeio)
23h - Show com Giannini Alencar (Arena do rodeio)
01h10 - Show com Michele Andrade (Arena do rodeio)

17/11 - Sexta-feira

8h às 18h - Visita à Vitrine (Vitrine Tecnológica)
9h às 11h - 15h às 17h - Visita das Escolas (Rota do Conhecimento)
15h - Corrida de Cavalo (Pista de Corrida)
16h às 22h - Exposição e Negócios (Estandes)
16h às 23h - Programação Cultural (Arena Cultural)
19h - Leilão Fazenda Laguna (Arena do Leilão)
19h às 22h - Provas Equestres (Arena do Rodeio)
23h - Show com Wesley Safadão (Arena do rodeio)
01h10 - Show com Dithania (Arena do rodeio)
02h - Show com Felipe Cardoso

18/11 - Sábado

12h - Leilão Tabapuã Fig (Arena do Leilão)
15h - Corrida de Cavalo (Pista de Corrida)
16h às 22h - Exposição e Negócios (Estandes)
17h às 23h - Programação Cultural (Arena Cultural)
19h às 22h - Provas Equestres (Arena do Rodeio)
23h - Show com Dorgival Dantas (Arena do Rodeio)
01h10 - Show com Pipoquinha de Normandia (Arena do Rodeio)
2h - Show com Banda N' Balada (Arena do rodeio)

Sobre a Expoferr

Ao todo, 93 mil m² de infraestrutura estão montadas no Dandãezinho, localizado no bairro Monte Cristo, zona rural de Boa Vista, onde é celebrada a 42ª edição da Exposição Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr). O evento possibilita a geração de negócios e empregos diretos e indiretos. É estimada uma média de 80 mil visitantes por dia na edição de 2023.

O público pode vivenciar diversas experiências ligadas ao agronegócio, ideias inovadoras, economia criativa, agricultura familiar, rota do agro, fazendinha, negócios internacionais, segurança jurídica, importação, pesca e aquicultura, vitrines tecnológicas, melhoramento genético, comercialização de veículos e produtos e, claro, praças com diversidade gastronômica típica da região. 

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/