Primeira edição da Glocal Amazônia encerra atividades com troca de experiências e reflexões sobre o futuro da Amazônia

Ação faz parte da primeira edição da Glocal Experience Amazônia

 Durante três dias de programação e mais de 70 horas de transmissão, A Glocal Experience Amazônia, reuniu lideranças globais e locais do setor de sustentabilidade para debater a valorização da Amazônia Sustentável e discutir ideias e ações para o cumprimento da Agenda 2030, baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A primeira edição do evento, realizado no centro histórico de Manaus durante os dias 26, 27 e 28 de agosto, promoveu, de forma inédita na região, a criação de 33 painéis temáticos com a presença de mais de 125 participantes, entre pesquisadores, especialistas, lideranças indígenas, autoridades políticas, e representantes comunitários para a realização de debates e discussões sobre sustentabilidade de uma forma simples e audaciosa: Pensando global e agindo local.

Foto: Divulgação/ FRAM

O CEO da Fundação Rede Amazônica, Phelippe Daou Jr., avaliou de forma positiva a programação do evento e comemorou a repercussão que a Glocal Amazônia atingiu em sua primeira edição local.

Eu acho que os resultados são os melhores possíveis, na verdade o grande objetivo desse ano era colocar o evento de pé, fazer com que ele acontecesse, gerasse esse envolvimento da sociedade e falar de sustentabilidade sobre diversos aspectos, sobre o ponto de vista da arte, da cultura, da educação, contendo realmente palestras e discussões, painéis super importantes com pessoas relevantes, e eu acho que isso atingiu, sim, o objetivo, está tendo uma repercussão não só regional, local, mas também nacional e certamente internacional”

– pontuou

Phelippe Daou Jr. falou ainda sobre o futuro da Glocal Amazônia e qual o perfil de parcerias que espera para a realização de futuras edições do evento. 

Inicialmente esperamos sempre a participação do governo do estado do Amazonas, de outras entidades e, particularmente, a gente espera que a partir de agora a gente tenha uma presença mais forte das entidades privadas, das empresas que também estão envolvidas nesse processo e que tem a Amazônia, sim, como solução para os seus problemas”

– conclui

A programação cultural não ficou de fora e foi enriquecida com o show da atração nacional, Maria Gadú, e da banda amazonense Luneta Mágica, que encantaram o público presente no palco instalado na praça do Largo São Sebastião, além da apresentações dos bois bumbás Garantido e Caprichoso e do espetáculo Muzikstation: Restart, realizados no Teatro Amazonas.

Foto: Divulgação/FRAM

Além das apresentações musicais, o evento disponibilizou áreas de lazer com artesanato, oficinais, cinema, gastronomia e áreas de exposição de arte regional. No total, foram mais de 70 horas de programação realizada no Centro Histórico de Manaus. 

Programas sociais na Glocal Experience Amazônia

 A Fundação Rede Amazônica levou ao evento programas institucionais com a proposta de ampliar políticas socioambientais, conscientizando a população para as boas práticas de educação ambiental e filantrópica.

Serviços de coleta seletiva como o “Retorna Machine”, que troca materiais recicláveis por pontos e vantagens aos usuários no seu dia a dia e o programa da Rede Voluntária de Entrega de Cestas Básicas, que tem o objetivo de realizar doações à organizações sem fins lucrativos, fizeram parte do evento.

Foto: Divulgação/FRAM

De acordo com diretora de relações institucionais da FRAM, Mariane Cavalcante, a ideia de levar conteúdo educacional à população, fortalece a cultura de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tema central do evento. 

Quando a gente idealizou a campanha de comunicação do projeto, a gente pensou em trabalhar conteúdos multiplataformas e que tivessem um cunho mais educacional, explicando para a população que, às vezes, essa realidade ainda é tão diferente e que pequenas atitudes podem fazer toda a diferença na sustentabilidade do planeta. E a ideia é que isso perpassasse o âmbito do dia a dia, que chegasse na comunidade, que chegasse nas escolas, chegasse na empresa. E eu acredito que a gente cumpriu o objetivo de trabalhar conteúdos que fortalecessem a cultura dos ODS”

– explicou

Sobre a Glocal Experience 

A Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O evento retornará à capital carioca no período de 5 a 8 de outubro. Este encontro deverá ser anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia, a exemplo de Boa Vista (RR), que já recebeu uma mini edição do encontro. Em Manaus, terá 70 horas de conteúdo gratuito e sua programação completa está disponível no site do evento.

A Glocal Experience Amazônia tem o apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria do Meio Ambiente, Navegam e Parque Mosaico; idealização e operação Dream Factory; e realização Fundação Rede Amazônica. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade