Prefeitura de Boa Vista promove a campanha “Meu Trabalho é brincar e ser feliz” em combate ao trabalho infantil

As ações acontecerão de 9 a 13 de junho em alusão ao Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil realizado no dia 12 de junho

Foto: Giovani Oliveira – Semuc/Prefeitura Municipal de Boa Vista

Durante a Semana de Combate ao Trabalho Infantil, a Prefeitura de Boa Vista iniciou a campanha “Meu trabalho é brincar de ser feliz” na última quarta-feira (9) em diversos pontos da cidade. A campanha contou com distribuição de sacolas automotivas e folders nas principais avenidas de Boa Vista, com o objetivo de orientar a população sobre as práticas do trabalho infantil. Além das chamadas blitz educativas, promovidas nos semáforos, a programação seguirá até o dia 13 de junho e contará com buscas ativas em pontos de incidência, “adesivaço” e panfletagem nas feiras livres durante o fim de semana, em referência ao Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil promovido no dia 12 de junho.

Foto: Giovani Oliveira – Semuc/ Prefeitura Municipal de Boa Vista

 A campanha é coordenada pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil junto com a rede de proteção do município, no caso, os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselhos Tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Superintendência Regional do Trabalho em Roraima (SRT/RR), Vara da Infância e Juventude e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Previsto no Código Penal Brasileiro (CPB), é crime crianças e adolescentes mendigarem ou servirem de instrumento para sensibilização pública, com pena prevista de um a três meses de detenção ou multa. Ao se depararem com situações destas, a população deve denunciar através do Disque 100 ou pela Central 156 da prefeitura.

Em 2020, 108 casos foram identificados e encaminhados para a rede de proteção e para os órgãos fiscalizadores (Conselhos Tutelares, Vara da Infância e Juventude e Ministério Público). Já no primeiro quadrimestre de 2021, foram identificados e encaminhados 70 casos.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade