Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Domingo, 09 Mai 2021

Peso do próprio corpo pode ser usado para realizar exercícios físicos

Peso do próprio corpo pode ser usado para realizar exercícios físicos
Arte: Luiz Eduardo Miranda/Portal Amazônia
Quem busca alternativas na hora de fazer exercícios físicos sem precisar usar as máquinas de uma academia pode usar o próprio corpo para começar a alcançar os resultados desejados. O peso do próprio corpo, segundo o educador físico na academia Companhia Athletica, Paulo Vitor, ajuda a melhorar o condicionamento físico. Em Manaus, cada vez mais pessoas tornam-se adeptas da alternativa.

"Antes de colocar um aluno para fazer um exercício na máquina, sendo que ele não tem um bom condicionamento físico, é bem melhor que eu trabalhe primeiro com o peso corporal e depois progredir para as máquinas", defendeu o educador.

Para Vitor, fazer com que o aluno ganhe condicionamento e domine o peso do próprio corpo facilita, depois, pegar cargas externas. "Temos um número grande de possibilidades de progressões, mas os tipos exercícios são poucos sem o uso de equipamentos. Então o máximo que eu puder aproveitar, melhor para o aluno", afirmou.

Recomendações

O educador lembra que antes de decidir fazer qualquer exercício físico, tanto na academia quanto em casa, é necessário buscar orientações médicas e profissionais. Segundo Paulo Vitor, estudos recentes mostram que ao treinar força é possível ter um gasto calórico elevado, o que ajuda no emagrecimento. "Para se ter uma perda de peso eficaz, é importante alinhar exercício físico e alimentação. Por isso, sempre recomendamos procurar profissionais que orientem o que deve ser feito de acordo com cada tipo físico", alertou.

Para as que ficam muito tempo sentadas, por exemplo, esses exercícios ajudam a coluna. Já nas que fazem trabalhos repetitivos, evitam lesões nas articulações. "É melhor que se faça algum exercício porque nosso corpo foi projetado para se movimentar e não ficar parado", incentivou. 
Segundo o educador físico entre os exemplos o mais fácil é a ponte (ou prancha). É o tipo de exercício "completo", pois estabiliza a coluna, evita má postura e previne doenças na mesma. "Na minha opinião é um dos mais importantes por causa das prevenções. É um exercício primordial", afirmou.

Já o mais difícil é o na barra, devido ao fato que sustentar o próprio peso completamente requer mais força física. "Como precisa puxar totalmente o peso do corpo, quem não tem muita força nos braços terá dificuldade no começo. Daí a ajuda do banco ser importante", disse.

Por isso, Vitor enfatiza que quanto mais apoios se têm no início, mais fácil de fazer os exercícios e que com o avanço gradual, pode-se retirar os apoios pouco a pouco, até não precisar mais usá-los.

Quem pode?

Pessoas de qualquer idade podem fazer os exercícios. No entanto, Vitor alerta que se deve respeitar as progressões, ou seja, os níveis de força. "Uma pessoa com idade mais avançada pode sentir mais dificuldade, por exemplo. Por isso,  é sempre bom ter a orientação de um profissional da educação física", justificou.

Segundo Paulo Vitor, outra preocupação neste tipo de situação, é a de que quem faz determinado exercício com muita frequência para apenas um grupo muscular, os outros ficam debilitados. "É preciso ter um equilíbrio", opinou.

Companhia Athletica

Com 18 unidades espalhadas pelo país, a Cia Athletica oferece há 30 anos as melhores opções para cada fase da vida. A academia pratica o conceito 'cia in&out', com o objetivo de melhorar a vida dos alunos, com um conceito de qualidade do equipamento e competência técnica na aplicação do exercício. Trata-se de uma linha de pensamento empresarial, do ambiente, do clima, da troca de sorrisos e de energia positiva.

O aluno escolhe seu objetivo: emagrecimento, desenvolvimento motor global, performance, definição muscular, entre outros. A rede de academias defende a ideia de que o aluno deve sair melhor do que entrou. Atualmente são mais de 35 mil alunos.

Em Manaus, duas unidades disponibilizam os serviços: no Manauara Shopping, localizado na Avenida Mário Ypiranga, n°. 1.300, no bairro Adrianópolis, no telefone (92) 3133-0000; e também no Studio 5 Festival Mall, localizado na Avenida Rodrigo Otávio, n°. 3.555, no bairro Japiim, com o telefone (92) 3614-3000.

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 10 Mai 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/