Palestra sobre cosplay ganha destaque na Campus Party Amazônia

Painel mostrou ao público como empreender com a modalidade.

Foto: Naliel Rabelo

A Campus Party Amazônia, realizada no período de 11 a 15 de outubro, no Studio 5 Centro de Convenções em Manaus (AM), já pode ser considerada a maior experiência tecnológica em internet da capital amazonense.

O evento, reúne pessoas da região e de outros Estados para vivenciar uma experiência inovadora que mistura cultura geek, tecnologia, educação e empreendedorismo com uma programação extensa e diversificada que inclui competições de games, atividades voltadas para a tecnologia, painéis temáticos e palestras nacionais e internacionais com debates sobre temas que vão além da área tecnológica, como a sustentabilidade e cultura pop.

A primeira edição do evento na Região Norte trouxe ao público do segundo dia de evento, uma apresentação do universo do cosplay (fantasias) e suas múltiplas formas de personalização, criação, pintura e maquiagens.

A proposta durante a palestra no Palco Comunidade 1 Minuto Nerd foi explicar como a pessoa ou ‘cosplayer’ pode utilizar essas habilidades no seu dia a dia e ganhar dinheiro com parcerias, trabalhos temporários e apresentações.

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

A palestrante Kamy Marçal, ressaltou a importância de ter um espaço na programação da Campus Party, para dar mais visibilidade e reconhecimento à modalidade.

“Faço cosplay desde 2008, mas somente em 2017 que eu realmente fui receber uma renda extra e agora já é minha renda principal. Primeiro que é uma arte que pouca gente conhece, segundo que atualmente vem crescendo bastante o ramo geek na cidade, então, se a gente der uma visibilidade maior, é claro que a gente vai ganhar mais reconhecimento”,

concluiu.

A cosplayer e apresentadora, comentou ainda as mudanças e o crescimento do cosplay entre o público brasileiro ao longo dos últimos anos.

“Eu apresento muitos eventos, eu fico muito feliz com a geração atual que está trabalhando bastante, principalmente com as mães que estão apoiando. Na minha época, falar sobre animes era coisa… feia, e agora não. Já é uma arte que tem até dentro das escolas”, ponderou.

O Cosplay no Brasil 

Os primeiros cosplays no Brasil apareceram durante a segunda edição do MangáCon, em 1997, em São Paulo. Quase dez anos depois, Em 2006, com a vitória dos cosplayers e irmãos, Maurício e Mônica Somenzari o W.C.S (World Cosplay Summit), a modalidade ganhou notoriedade e passou a fazer parte de circuitos de competições por todo o Brasil.

Hoje, o cosplay no Brasil gera receita, movimenta negócios e emprega vários designers, maquiadores, diretores de arte e outros profissionais, empenhados em ampliar cada vez mais o espaço desse negócio.

Foto: Naliel Rabelo

Sobre a Campus Party Amazônia

A Campus Party Amazônia tem o apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus. Realização: Gouvêa Experience, Instituto Campus Party (ICP) e Fundação Rede Amazônica (FRAM).

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade