Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

'Ópera em Rede' tem ação com palestras e plantio de árvores em escola municipal de Manaus

Além de toda a programação cultural, o projeto 'Ópera em Rede' também tem um forte trabalho educativo e ambiental. Uma das provas disso ocorreu na última sexta-feira (19). A Fundação Rede Amazônica (FRAM), unida ao programa Rede Voluntária, iniciou o plantio de árvores nativas da Amazônia. A ação acontece em dois dias de evento, que incluem atividades práticas e de conscientização.

A primeira parte do plantio foi realizada no Centro Integrado Municipal de Educação (CIME) Artur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, no bairro Gilberto Mestrinho, em Manaus. A ação voluntária contou com a palestra "As árvores e as abelhas", do Instituto Soka. O objetivo foi sensibilizar os alunos sobre a importância das árvores nativas da Amazônia e a importância das abelhas para a vida do planeta. Ao final do evento, os alunos puderam observar as sementes, bem como o mostruário de abelhas com e sem ferrão.

'Ópera em Rede' tem ação com palestras e plantio de árvores em escola municipal de Manaus. Foto: Morgana Rodrigues/Ópera em Rede

O engenheiro Jean Dinelly Leão, coordenador de Educação Ambiental do Instituto Soka, acredita que a iniciativa tem um tema fundamental e necessário. "Tivemos a participação efetiva dos alunos e professores nas atividades como o plantio de árvores, colaborando assim para efetivação do assunto abordado na palestra. Agradecemos a oportunidade oferecida pela FRAM", comenta.

Todas as mudas plantadas no projeto são de espécies de sombreamento e cada escola vai ter uma turma responsável por uma árvore.

"Para a FRAM, o grande legado que se deixa é, de fato, podermos perpetuar o Festival Amazonas de Ópera também na vida desses estudantes. Tudo começa ali no berço da árvore, desde a semente, da muda… e daqui a pouco vamos ter árvores bem frondosas. Assim é também a nossa expectativa com esses alunos",

comenta a diretora-adminstrativa da Fundação Rede Amazônica, Marcya Lira.

Na primeira escola, foram plantadas dez árvores. Na próxima ação, será plantada uma árvore para cada ano de edição do Festival Amazonas de Ópera. "Nós não estamos apenas fazendo o plantio, mas também falando sobre cultura e sustentabilidade. É um ato cheio de simbolismo para comemorarmos o jubileu de prata do Festival", destaca Marcya.  

Rede voluntária 

O programa de voluntariado corporativo coordenado FRAM faz parte das diretrizes da instituição, que atua há 38 anos na capacitação de pessoas, articulação de parcerias, no desenvolvimento de projetos e programas socioeducativos e ambientais, contribuindo com a proteção e desenvolvimento da Amazônia.

"Essas ações em parceria são uma forma de aproximar grandes empresas à causa socioambiental. Além de permitir que colaboradores sejam captados pela cultura do voluntariado, ainda colabora com o meio ambiente", explica Maria Cecília Costa, coordenadora de inovação da Fundação Rede Amazônica.

'Ópera em Rede' tem ação com palestras e plantio de árvores em escola municipal de Manaus. Foto: Morgana Rodrigues/Ópera em Rede.

A segunda ação de plantio - com 25 mudas, acontece no dia 26 de maio, na Escola Estadual Manoel Rodrigues de Souza, bairro Armando Mendes. Os plantios coordenados pela FRAM, contam com a parceria do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Instituto Soka e participação de voluntários da FRAM, Tutiplast, Supermercados DB e Apa Móveis. 

Ópera em Rede 

O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e Supermercados DB.

As atividades acontecem paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO). A temporada comemorativa de espetáculos começou dia 21 de abril e vai até 28 de maio. O FAO tem direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que reveza a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões. 

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/