Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Ópera em Rede: "É impossível falar em arte e ignorar o impacto que ela pode gerar"

Foto: Divulgação/FRAM

Incentivar a cultura e facilitar o acesso à arte ao mesmo tempo que promove uma onda de sustentabilidade e conscientização. Esse encontro de iniciativas tão poderosas é o que move o Ópera em Rede

É o que destaca a diretora administrativa da Fundação Rede Amazônica (FRAM), Marcya Lira, que explica sobre a importância e abrangência do projeto para a população amazonense. Confira entrevista abaixo:

Qual é o compromisso do Ópera em Rede com a população?

Marcya Lira - A FRAM sempre se preocupa com o papel socioambiental. Nossas ações sempre estão conectadas com essa causa. Essa é nossa responsabilidade socioambiental. Diante disso, o nosso compromisso é sempre realizar ações, seja na rua ou qualquer outro ambiente, com a preocupação com os rastros e impactos que aquela ação vai causar ao meio ambiente. Também abordamos esse tema em nossas campanhas educativas, então no Ópera em Rede não seria diferente.

Como surgiu a ideia do Ópera em Rede?

Marcya Lira - Surgiu da necessidade de incentivar a cultura e, de alguma forma, fazermos com que a população menos favorecida do Amazonas sinta-se parte desse universo, uma vez que o gênero musical ópera, às vezes, é tão distante da realidade de muitas pessoas. A ideia é aproximar e tornar essa expressão artística mais popular para que as pessoas comecem a apreciar o gênero musical, de forma a entender a linguagem que existe por trás
da ópera - que tanto nos emociona.

A Fundação já tem tradição em projetos de festivais culturais no estado, não é?

Marcya Lira - Em 2020, a FRAM criou e lançou o projeto 'Cidade do Jazz', que possibilita que públicos de todas as classes sociais tenham contato com o jazz. O projeto tem sido um sucesso e se encaminha para a 4ª edição. Então, este ano, estamos lançando o Ópera em Rede para massificar e aproximar as pessoas de mais um gênero musical, fortalecendo e incentivando cada vez mais o hábito da cultura no Amazonas.

Qual a relação da Fundação Rede Amazônica com a arte, meio ambiente e cidadania?

Marcya Lira - A cultura, meio ambiente e desenvolvimento social fazem parte dos principais pilares da FRAM, que são completamente conectadas ao Grupo Rede Amazônica. É impossível falar de arte sem falar sobre o impacto que ela pode gerar ao meio ambiente. Por isso, podemos contribuir com a comunidade, além de atuar na redução dos impactos ambientais e, assim, trazer melhorias para nossa Região Amazônica.

E o que esperar do Ópera em Rede?

Marcya Lira - Além do público conhecer um pouco mais da história do 25º Festival Amazonas de Ópera, que tem uma importância tão grande para nossa cultura, a população terá a oportunidade de participar de várias ações culturais interativas como caravanas, pocket shows, exposições, mostra de canto lírico e muito mais. Eu convido todo mundo a ficar atento à programação que vamos divulgar pelas mídias digitais da Fundação Rede
Amazônica!

Ópera em Rede

O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e Supermercados DB.

As atividades acontecem paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO). A temporada comemorativa de espetáculos começou dia 21 de abril e vai até 28 de maio. O FAO tem direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que reveza a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões.

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/